Alagoas

Da praia às pistas: Alagoas vira arena de grandes eventos esportivos em 2025

Rally dos Sertões, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e Macena Open de Beach Tennis fincam bandeira na Praia do Francês, em Marechal Deodoro

08/08/2025
Da praia às pistas: Alagoas vira arena de grandes eventos esportivos em 2025

Marechal Deodoro, a 25 km de Maceió e berço histórico de Alagoas, consolida-se em 2025 como o novo endereço dos maiores eventos esportivos do Brasil. Entre agosto e outubro, a icônica Praia do Francês será palco de grandes eventos, que teve como abertura o 33º Rally dos Sertões, ocorrido este fim de semana. Nos próximos dias, vai receber a 6ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (6 a 10 de agosto) e o torneio internacional de beach tennis Macena Open Prime BT400 (8 a 11 de outubro).

Ao atrair três modalidades de destaque em menos de três meses, o município firma-se como protagonista neste novo momento, onde Alagoas se transforma, também, em um polo de turismo esportivo nacional e internacional.

A estreia foi com a chegada do Rally dos Sertões, o maior das Américas, que percorreu 3.482 km em cinco estados até cruzar o pórtico na Praia do Francês. A escolha do balneário como destino final reforça o potencial turístico e estrutural da região. Em seguida, entre os dias 6 e 10, a praia recebe pela sexta vez o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, reunindo as principais duplas adultas e sub-19 do país. Já em outubro, a bola continua em jogo com o Macena Open Prime BT400, etapa internacional de beach tennis com pontuação ITF e mais de 200 atletas de 15 países confirmados.

Para Milton Vasconcelos, presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, os eventos são mais do que esportivos: “Essas competições sinalizam uma mudança estrutural. Alagoas passa a se firmar como arena competitiva durante todo o ano. O estado tem logística favorável, clima estável, beleza cênica e, o mais importante, um povo que acolhe — tudo isso impulsiona a economia, gera empregos e fortalece o setor turístico.”

Maurinho Vasconcelos, empresário do Ponta Verde Francês, presidente do Convention Praia do Francês e diretor de marketing da ABIH-AL destaca o trabalho desenvolvido ao longo dos anos para que o município tivesse esse reconhecimento e estrutura. “A gente está muito feliz em ver o nível de grandes eventos que a Praia do Francês está recebendo. Isso é fruto de um trabalho de mais de cinco anos, quando começamos a trazer os primeiros organizadores para conhecer o potencial do destino. Foi um evento atrás do outro, um dando confiança para o outro, e hoje vemos a Praia do Francês sediando três eventos de porte nacional e internacional. Isso mostra quanto o destino está preparado para atender com qualidade os participantes.”

De acordo com ele, a preparação do município é constante. “Hoje, o foco tem sido aumentar a oferta de hospedagem, tanto na Praia do Francês quanto em regiões próximas como a Barra de São Miguel, além de investir na gastronomia. Queremos receber eventos cada vez maiores e garantir que todos tenham uma experiência completa”.

Mas não é só Marechal Deodoro que receberá grandes eventos esportivos. Maceió também entra na lista das cidades que se preparam para receber atletas. No dia 31 de agosto, acontece a Copa Tri Nordeste de triathlon, recebendo centenas de atletas nacionais, em mais um evento oficial que une performance, integração regional e alto nível técnico.

Em setembro, é a vez do campeonato Aloha Spirit 2025, que chega ao seu grande final em Maceió, na Praia de Pajuçara, entre os dias 26 e 28 de setembro. Este ano, o Aloha Spirit Festival não apenas realizará todas as tradicionais provas e distâncias da Maratona Aquática, mas também fará história ao inaugurar o inovador formato de travessia.
Já entre os dias 14 e 22 de novembro, Maceió será sede do XI Campeonato Brasileiro Master de Basquetebol, uma edição histórica que promete ser a maior já realizada pela modalidade. A competição deve reunir cerca de 2.000 atletas, vindos de todos os cantos do país, sem contar os familiares e equipes técnicas.

“É muito satisfatório ver nosso Estado recebendo tantas pessoas, entre atletas e visitantes, que vão movimentar nossa economia, mas que irá contribuir para que nosso destino seja colocado de vez no mapa dos eventos esportivos”, conclui Milton Vasconcelos. Dados do Maceió Convention apontam que eventos esportivos movimentam juntos dezenas de milhões de reais na economia local, com aumento significativo na ocupação hoteleira, crescimento do comércio e geração de centenas de empregos temporários.