Alagoas
Livro infantil sobre o litoral norte de Maceió é relançado em edição bilíngue com programação gratuita

A joaninha mais curiosa de Maceió está de volta, agora falando dois idiomas. O livro infantil “Cadê a manchinha que estava aqui?”, que apresenta a personagem Maria Bola em uma divertida busca pelo litoral norte da capital alagoana, será relançado no próximo dia 10 de agosto, das 15h às 17h, no Mercado das Artes, no bairro do Jaraguá. A nova edição chega em formato bilíngue (português e espanhol) e com uma programação gratuita voltada especialmente para crianças de até 10 anos.
Escrito pela alagoana Luana Teixeira, ilustrado por Kauê Oliveira e publicado pela editora Três Ventos, o livro une paisagem, ecologia e afeto, conectando a literatura infantil ao território onde as crianças vivem e estudam. A nova tiragem foi realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, operacionalizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Esse relançamento em dois idiomas representa uma nova fase para o livro. A versão bilíngue amplia o alcance da estória, mas mantém o foco no que sempre foi o objetivo principal: conectar as crianças com os lugares onde vivem e estudam, com uma personagem que é nossa, de Alagoas”, afirma a autora.
Além do relançamento de “Cadê a manchinha que estava aqui?”, o público também poderá conhecer o livro inédito “Maria Bola, olha a chuva!”, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Maceió. Ambos integram um projeto de incentivo à leitura que distribuiu mais de 400 exemplares gratuitamente em escolas públicas de Alagoas ao longo de 2025. Uma exposição fotográfica instalada no local do evento apresentará registros dessas ações em sala de aula.
A programação tem início com a oficina “Cantorias do Brincar”, voltada para crianças de 1 a 7 anos, conduzida pela artista e pedagoga Vera Marinho. A atividade utiliza instrumentos musicais, cantigas e brincadeiras para estimular a musicalidade e a imaginação das crianças. As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o projeto é um exemplo da força da literatura infantil como ferramenta de transformação.
“A personagem Maria Bola é uma criação genuinamente alagoana e cheia de identidade. Projetos como esse ampliam o acesso à leitura, fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente e promovem o orgulho de pertencer à nossa terra”, destaca a gestora.
Ao final da oficina, a escritora estará presente para conversar com o público, assinar livros e apresentar outros títulos da personagem Maria Bola, incluindo cartilhas produzidas em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
SERVIÇO:
Lançamento da nova edição bilíngue de “Cadê a manchinha que estava aqui?” e do inédito “Maria Bola, olha a chuva!”
Data: 10 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: Das 15h às 17h
Local: Mercado das Artes – Jaraguá, Maceió/AL
Entrada: Gratuita
Oficina infantil: “Cantorias do Brincar” – inscrições no local, por ordem de chegada
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores