Geral
ChatGPT ganha nova versão: GPT-5 promete respostas mais naturais, menos erros e avanços em programação

A OpenAI lançou nesta quinta-feira (7) o GPT-5, nova geração do modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT. Segundo a empresa, a atualização traz interações mais naturais, maior precisão nas respostas e melhorias significativas em tarefas de programação, além de reconhecer melhor suas limitações.
GPT significa Transformador Generativo Pré-treinado, um sistema de inteligência artificial desenvolvido para simular o raciocínio humano. Com o GPT-5, o ChatGPT se torna mais sutil nas conversas, menos exageradamente simpático e mais objetivo, com uso reduzido de emojis desnecessários.
A nova versão começa a ser disponibilizada hoje para todos os usuários — inclusive os que utilizam o plano gratuito, com limitações diárias. Já os assinantes terão acesso completo. No lançamento do GPT-4, o acesso era restrito apenas a quem pagava pelo plano Plus, que custa cerca de R$ 100 mensais.
Entre as melhorias, o GPT-5 apresenta maior confiabilidade, com redução nas chamadas “alucinações” — quando a IA se perde e fornece informações incorretas. O modelo também se destacou por evoluções em tarefas de codificação, com melhor desempenho em projetos front-end e mais precisão na geração de códigos.
O recurso de modo agente, que executa tarefas de forma autônoma, foi aprimorado e agora realiza várias etapas consecutivas com explicações antecipadas sobre suas ações. Além disso, a IA se mostra mais transparente ao reconhecer limitações, principalmente em tarefas inviáveis.
Outro destaque é a melhoria nas interações relacionadas à saúde. A OpenAI afirma que o GPT-5 atua como um “parceiro de pensamento”, fazendo perguntas e sugerindo cuidados, embora não substitua um médico.
A nova versão também permite a escolha de cores para personalizar as conversas no ChatGPT. Todos os usuários terão acesso à função, mas assinantes contarão com mais opções.
Em coletiva com a imprensa, a OpenAI informou que o ChatGPT conta com 700 milhões de usuários semanais. A empresa também alcançou a marca de 5 milhões de usuários empresariais e 4 milhões de desenvolvedores utilizando suas APIs — interfaces que conectam os modelos da OpenAI a outros serviços.
Com o lançamento, novas variações como GPT-5-mini e GPT-5-nano também passam a integrar o pacote de modelos disponíveis. Além disso, a Microsoft, parceira da OpenAI, anunciou que o GPT-5 está sendo incorporado ao Copilot e a outros serviços da empresa, com liberação gradual para usuários sem assinatura.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores