Variedades
Morre Eddie Palmieri, lenda da salsa e do jazz latino, aos 88 anos
Pianista e compositor foi um dos maiores expoentes da música latina nos Estados Unidos; faleceu em casa, em Nova Jersey

O renomado músico Eddie Palmieri, considerado um dos grandes nomes da salsa e do jazz latino, faleceu nesta quarta-feira (6), aos 88 anos, em sua residência em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A notícia foi confirmada pela conta oficial do artista nas redes sociais, que destacou o legado deixado por Palmieri como “lendário pianista, compositor, líder de banda e uma das figuras mais influentes da história da música latina”.
A Fania Records, uma das mais importantes gravadoras de salsa, lamentou a morte do astro, referindo-se a ele como “um dos artistas mais inovadores e únicos da história da música”. “Sentiremos muita falta dele”, declarou a gravadora.
Palmieri deixa cinco filhos e quatro netos. Sua esposa, Iraida Palmieri, faleceu em 2014.
Uma vida dedicada à música latina
Eddie Palmieri nasceu no Harlem, em Nova York, filho de imigrantes porto-riquenhos, e cresceu em meio à efervescente cena musical latina da cidade. Seu irmão mais velho, Charlie Palmieri, também era pianista e foi uma das suas grandes influências.
Desde jovem, Palmieri demonstrou talento para a música, estudando piano no Carnegie Hall e aprendendo também a tocar timbales. Sua carreira profissional teve início ainda na juventude, com passagens por diversas bandas, incluindo uma temporada de dois anos com o músico Tito Rodríguez, outro ícone da música caribenha.
Palmieri foi um dos responsáveis por modernizar e fundir os gêneros do jazz e da música afro-caribenha, ajudando a moldar o som que viria a ser conhecido como salsa. Com mais de sete décadas de carreira, ele acumulou diversos prêmios, entre eles nove Grammys, e é considerado um dos mais criativos e respeitados artistas da música latina contemporânea.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores