Alagoas
Desenvolvimento e preservação: como conciliar a balança?

Detentor de vastas reservas minerais de cobre, níquel, nióbio e lítio, o Brasil enxerga na mineração de terras raras uma promissora via para o crescimento econômico e social.
Contudo, a mineração esbarra em um intenso debate com ambientalistas, que questionam a sustentabilidade real dessa atividade. É possível conciliar a exploração de riquezas naturais com a preservação da natureza a longo prazo? Para conversar sobre o tema, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto convidam Luiz Jardim, professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autor do relatório do Observatório dos Conflitos da Mineração; e Roberto Xavier, diretor-executivo da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) e professor titular de geologia econômica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores