Geral
MIDR reconhece a situação de emergência em 24 cidades afetadas por desastres
Estão na lista municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (7), a situação de emergência em 24 cidades afetadas por desastres nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.
Portaria n⁰ 2.425
Portaria n⁰ 2.426
Portaria n⁰ 2.427
Portaria n⁰ 2.428
Foram castigados por fortes chuvas os municípios de Canudos do Vale, Dilermando de Aguiar, Espumoso, Formigueiro, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa Vermelha, Pantano Grande, Sananduva, Taquari e Tupanciretã, no Rio Grande do Sul. Já Beruri, no Amazonas, foi atingido por inundações.
Por outro lado, passam por um período de estiagem as cidades de Canapi e Ouro Branco, em Alagoas; Boa Nova, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza, na Bahia; Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira e Pedra Branca, no Ceará, e Catolé do Rocha e Várzea, na Paraíba. Araçuaí, em Minas Gerais, e Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4TARIFAS
ABIN ajudaria Lula a lidar com pressão dos EUA? Especialistas divergem
-
5VIOLÊNCIA POLICIAL
Natural de Craíbas, alagoano executado por PMs em SP tinha sonho de ser jogador de futebol