Internacional
Coreia do Sul adia parte dos exercícios com os EUA para reduzir tensões com Pyongyang, diz governo

A Coreia do Sul adiou parte de seus exercícios militares anuais com os Estados Unidos para setembro, com o objetivo de reduzir as tensões com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), informou o Ministério da Unificação sul-coreano.
Coreia do Sul e EUA realizariam os exercícios conjuntos de defesa entre os dias 18 e 28 de agosto, em um treinamento que incluiria ameaças realistas baseadas na análise de conflitos militares recentes ao redor do mundo. No entanto, das 40 operações previstas para o período, cerca de 20 serão adiadas para setembro, segundo a agência Yonhap.
"O objetivo é reduzir a tensão e garantir a paz. Essa é a meta do ministério da Unificação, do governo de Lee Jae-myung e de toda a República da Coreia. Esperamos que os exercícios também contribuam para a desescalada na Península Coreana", afirmou um representante do ministério.
Pyongyang tem criticado repetidamente os exercícios conjuntos entre Seul e Washington, classificando-os como ensaios de invasão ao Norte.
Em declaração feita em 28 de julho, a vice-diretora do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, Kim Yo-jong, afirmou que em breve o mundo testemunharia "exercícios militares conjuntos em grande escala e de caráter agressivo" junto à fronteira sul da RPDC.
Segundo ela, como de costume, os EUA e a Coreia do Sul tentariam culpar o país pelo agravamento da situação "que eles próprios criaram".
Em resposta, o novo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Jeong Don-young, disse que sugeriria ao presidente Lee Jae-myung ajustes nos exercícios conjuntos com os EUA. Jeong afirmou que a Coreia do Norte poderia interpretar essas manobras como um tipo de "teste" para o novo governo sul-coreano, que busca restabelecer relações com Pyongyang.
No comunicado divulgado nesta quinta-feira, o governo sul-coreano enfatizou que os exercícios previstos são de "natureza puramente defensiva".
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4TARIFAS
ABIN ajudaria Lula a lidar com pressão dos EUA? Especialistas divergem
-
5VIOLÊNCIA POLICIAL
Natural de Craíbas, alagoano executado por PMs em SP tinha sonho de ser jogador de futebol