Política
Ministra Sônia Guajajara destaca participação indígena na COP30
Política, Bom Dia, Ministra, Sônia Guajajara, Povos Indígenas, Conferência Nacional das Mulheres Indígenas, cop30

Brasília recebe até esta quarta-feira (6) a 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas. O encontro reúne cerca de 5 mil lideranças femininas em discussões sobre territórios, saberes e experiências.


Em participação no programa Bom Dia, Ministra da EBC, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, destacou a importância dos debates:
“Direito da terra e a gestão desse território, as mulheres indígenas frente às emergências climáticas, trazendo também os produtos da bioeconomia produzidos pelas mulheres indígenas, a saúde, a educação e o combate à violência de gênero. O Brasil sendo um país ainda que é muito machista, marcado por violência contra as mulheres até hoje, nos territórios indígenas também não é diferente. As mulheres, muitas vezes, são acometidas por muitos tipos de violências.”
Povos indígenas na COP30
A ministra falou também sobre a importância da participação dos povos indígenas na COP30, a Cúpula do Clima, em novembro, em Belém do Pará.
“O que nós estamos debatendo e apresentando enquanto proposta é esse reconhecimento dos territórios indígenas como uma das alternativas eficazes para mitigar a mudança do clima. E os territórios indígenas, comprovadamente, são os mais preservados, onde tem a maior biodiversidade e essa proteção é feita pelo próprio modo de vida dos povos indígenas.”
Marcha das Mulheres Indígenas
No final da Conferência, serão apresentadas 50 propostas de políticas públicas, que serão entregues ao presidente Lula. Nesta quinta-feira (7), em Brasília, acontece a tradicional Marcha das Mulheres Indígenas, em uma caminhada da Torre de TV até o Congresso Nacional.
1:42
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4TARIFAS
ABIN ajudaria Lula a lidar com pressão dos EUA? Especialistas divergem
-
5VIOLÊNCIA POLICIAL
Natural de Craíbas, alagoano executado por PMs em SP tinha sonho de ser jogador de futebol