Alagoas

IMA lança Selo Alagoas pelo Clima e reforça compromisso com a descarbonização no estado

Mary Landim/ Ascom IMA/AL 05/08/2025
IMA lança Selo Alagoas pelo Clima e reforça compromisso com a descarbonização no estado
Lista de organizações contempladas será divulgada no Diário Oficial do Estado no dia 9 de dezembro - Foto: Ascom IMA/AL



O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) lançou oficialmente o Selo Alagoas Pelo Clima, durante a 2ª edição do ESTOPIM, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e a iniciativa Território Sustentável. A ação visa reconhecer publicamente organizações que registram seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Registro Público Estadual de Emissões de GEE, promovendo práticas sustentáveis e a descarbonização no estado.

O selo tem validade de um ano e pode ser concedido a organizações públicas e privadas sediadas em Alagoas que demonstrarem compromisso com a sustentabilidade. A adesão deve ser feita até 6 de outubro de 2025, através do Portal IMA+, com envio de documentação como a planilha GHG Protocol, relatório simplificado de emissões, licença ambiental, certidões e outros documentos obrigatórios.

 

“O selo incentiva organizações privadas e públicas a adotarem ações concretas em prol de um futuro mais equilibrado. É também uma forma de valorizar quem se compromete com a descarbonização em suas operações, inspirando outras instituições a seguirem o mesmo caminho”, destacou o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.

A iniciativa adota a metodologia internacional GHG Protocol, e oferece três categorias de reconhecimento: bronze, prata e ouro, conforme a escolha dos escopos de emissões a serem reportados pela organização.

 

Segundo Marianna Farias, gerente de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do IMA, o selo representa uma etapa importante do compromisso ambiental do Governo do Estado. “Estamos convidando as empresas a fazerem suas medições dos gases de efeito estufa, para posteriormente realizarem suas reduções e compensações”, disse a responsável pelo setor que conduzirá as análises. 

 


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, reforçou a relevância do setor industrial no combate às mudanças climáticas. “Temos a responsabilidade e a capacidade de liderar mudanças estruturais na forma de produzir, adotando tecnologias mais limpas, otimizando processos e investindo em soluções inovadoras. Isso fortalece o ecossistema empresarial de Alagoas e do Brasil”, frisou Lyra.



A diretora executiva do Território Sustentável, Ariane Monteiro, também destacou a importância do momento. “Hoje foi um momento essencial. Conseguimos incentivar a adesão ao selo, que será um processo de muito trabalho e evolução para as empresas, rumo à sustentabilidade. A cada ano, teremos mais conquistas a comemorar”, afirmou. Durante o evento de lançamento, o engenheiro agrícola e especialista da Carbonext, Élcio Coelho Júnior, enfatizou o valor institucional da iniciativa. “Um selo como esse, com um órgão público por trás, traz mais confiança, credibilidade e solidez para as empresas que buscam cumprir as etapas da descarbonização”, pontuou o profissional.


A lista de organizações contempladas será divulgada no Diário Oficial do Estado e nas redes sociais do IMA no dia 9 de dezembro de 2025.