Variedades
Iphan celebra Semana do Patrimônio com atividades em todo o país
Cultura, Iphan, patrimônio histórico

De 11 a 15 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promove a Semana do Patrimônio Cultural, com uma série de atividades em todo o país. A iniciativa faz parte das comemorações do 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que celebra os bens culturais do país que foram reconhecidos devido a sua importância cultural para a sociedade.


Com o tema "Participação Social, Territórios e Sustentabilidade", a programação inclui apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa e diversas atividades abertas ao público, explica o presidente do Iphan, Leandro Grass:
"Então teremos, por exemplo, no Rio de Janeiro na nossa superintendência, debates importantes sobre o Carnaval. Teremos em Belém do Pará também atividades importantes sobre a relação entre meio-ambiente e cultura, e também preparação à COP 30. Teremos atividades em Brasília e em todo o país. E essas atividades são justamente para abrirmos as portas do Iphan para a comunidade e termos uma relação mais próxima no sentido de garantirmos essa parceria, de termos essa colaboração conforme determina a Constituição: preservar o patrimônio, é a tarefa do poder público em colaboração com a sociedade."
Segundo Leandro Grass, a ideia é despertar o interesse de todos para o tema. O presidente do Iphan também destacou que o patrimônio cultural é uma ferramenta de promoção da cidadania.
O dia 17 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Patrimônio em homenagem ao advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan em 1937.
2:53
Mais lidas
-
1PRISÃO
Procurador de SP é preso suspeito de abusar sexualmente da filha de 8 meses
-
2ECONOMIA E INDÚSTRIA EM ALAGOAS
Braskem confirma fechamento da unidade de cloro-soda em Maceió para 2026 e acende alerta sobre impacto econômico
-
3POLÍTICA
Reações de Michelle Bolsonaro durante operações da PF chamam atenção e geram polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio