Economia
BP anuncia descoberta de reservatório de petróleo e gás no País, a maior da empresa em 25 anos

A petrolífera britânica BP anunciou nesta segunda-feira, 4, ter descoberto um reservatório gigante de gás e petróleo na costa do Brasil, a sua maior descoberta nos últimos 25 anos. "Estamos muito satisfeitos em anunciar esta descoberta significativa ..., a maior realizada pela BP em 25 anos", declarou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, em um comunicado.
O Campo de Bumerangue, onde foi feita a descoberta, está localizado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros do Rio de Janeiro, e se estende por mais de 300 quilômetros quadrados.
"Os resultados da análise no local da perfuração indicam níveis elevados de dióxido de carbono", acrescentou a empresa, que agora iniciará uma análise em laboratório para analisá-lo.
Segundo a companhia, o poço tem reservatório cerca de 500 metros abaixo do topo da estrutura e penetrou em uma coluna de hidrocarbonetos bruta estimada em 500 metros em um reservatório de carbonato de pré-sal de alta qualidade com uma extensão areal de mais de 300 quilômetros quadrados.
A companhia iniciará a análise laboratorial para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos, o que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue. As análises já feitas indicam níveis elevados de dióxido de carbono.
Na bolsa de Londres, as ações da BP avançam 1,54% após o anúncio. A BP detém 100% de participação no bloco com a Pré-Sal Petróleo S.A, após garatir o bloco em dezembro. O grupo apresentará seus resultados do segundo trimestre nesta terça-feira, 5. (*Com agências internacionais)
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores