Alagoas

MP+Seguro: Ministério Público de Alagoas prepara ações focadas em segurança institucional

Ascom PM-AL 04/08/2025
MP+Seguro: Ministério Público de Alagoas prepara ações focadas em segurança institucional

Com o objetivo de discutir novas estratégias que aumentem a segurança institucional para o desempenho de suas atribuições, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) prepara um conjunto de ações para este mês de agosto, chamado MP+Seguro.

A medida atende a uma iniciativa da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP), do CNMP, por meio da Portaria n° 03-CPAMP/2023, e engloba os cinco eixos de segurança da Política de Segurança Institucional do MP, estabelecida pela Portaria CNMP nº 156/2016: segurança da informação, das pessoas, institucional, nas áreas e instalações e dos materiais.

A Política de Segurança Institucional do MP (PSI/MP) tem como finalidade integrar as ações de planejamento e de execução das atividades de segurança institucional no âmbito do MP e, assim, garantir o pleno exercício das suas atividades.

De acordo com o Núcleo de Gestão da Informação e Segurança Institucional (NGI/SI) do MPAL, unidade estratégica permanente responsável pelas ações do projeto MP+Seguro, os membros e servidores vão receber orientações em ações formativas, preventivas e comunicacionais, que poderão ocorrer por meio de palestras, oficinas, apresentações e comunicados digitais.

O objetivo é fortalecer a cultura de segurança no MPAL por meio de ações educativas, preventivas e de conscientização, envolvendo membros, servidores e colaboradores. O NGI, com isso, espera contribuir para a autoproteção, reduzindo as vulnerabilidades funcionais, a segurança digital e orgânica e mais integração.

O Núcleo de Gestão da Informação e Segurança Institucional (NGI/SI) foi criado por meio de Resolução do Colégio de Procuradores de Justiça e consolida-se como eixo central de produção de inteligência, análise de dados e segurança institucional do MPAL.