Cidades
Com 90% das obras concluídas, novo Pórtico do Filé resgata memória afetiva e valoriza identidade cultural do Pontal da Barra
Executado pelo programa Brota na Grota, o projeto reforça a valorização do patrimônio, do turismo e do sentimento de pertencimento na capital

O bairro do Pontal da Barra, um dos mais antigos e tradicionais de Maceió, está prestes a receber um novo símbolo de identidade cultural e valorização comunitária: o Pórtico do Filé, obra que está com 90% de execução e integra o programa Brota na Grota, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
A estrutura está sendo implantada como um marco de entrada do bairro e foi pensada para celebrar a história do local e exaltar a riqueza cultural representada pelo tradicional bordado Filé, produzido há gerações pelas rendeiras da região. O equipamento também contribuirá para o fomento ao turismo, o fortalecimento do comércio local e a requalificação urbana da área.
“A ideia foi criar um ponto de referência que representa o orgulho do Pontal da Barra. Além do pórtico, estamos requalificando as calçadas do entorno para garantir mais segurança e acessibilidade. É uma obra que valoriza a tradição, gera autoestima e atrai visitantes para conhecer a cultura do bairro”, afirmou o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha.
Desde fevereiro de 2023, o Brota na Grota vem promovendo ações de infraestrutura com forte impacto social. O programa alcançou mais de 90 comunidades em Maceió e mantém diversas obras em andamento, com intervenções que vão desde a construção de pontilhões, quadras, passeios e acessos, até a revitalização de espaços públicos.
Para o gestor do programa na Seminfra, Fábio Cabral, cada obra carrega um significado muito além da estrutura física.
“O Brota na Grota vai além da construção. Estamos devolvendo o direito à cidade para quem mais precisa. Ver as famílias voltando a ocupar os espaços públicos com dignidade, as crianças brincando com segurança e os moradores se reencontrando com suas raízes é o maior sinal de que estamos no caminho certo”, destacou Cabral.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões