Artigos

Missão Cumprida

Laurentino Veiga 02/08/2025
Missão Cumprida
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

O Espírito Santo é o paráclito, isto é, o consolador, isto é, o defensor da Igreja e de cada membro dela - Frei Francisco Battistini. Às vésperas de ser substituído pároco da Igreja São Pedro Apóstolo, Monsenhor José Everaldo Rodrigues Filho deixa relevantes marcas de sua Evangelização naquela comunidade cristã. Destacou-se nas suas sábias homilias e porque não dizer, amante de Jesus Cristo.

Por essas razões, despede-se em grande estilo recebendo calorosas saudações dos católicos. Natural de Rio Largo - AL, cumpriu sua vida estudantil na metrópole de São Paulo. Voltou à terrinha, bacharelou-se em Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió e em Teologia na PUC-RJ. Mestre em Direito Canônico, no Instituto Superior der Direito Canônico do Rio de Janeiro. Agregado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Obteve Reconhecimento Acadêmico pelo MEC do bacharelado em Filosofia e Licenciatura Plena em Filosofia na Universidade Vale do Acaraú - CE. No seu invejável Curriculum Vitae, contabiliza o título de doutor em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, Universidade Oficial da Santa Sé, bem como teve o reconhecimento oficial na PUC-RJ como Doutor em Teologia no Brasil.

Bacharel em Direito pela Sociedade Universitária (SEUNE), tornando-se Professor. Ademais, fora Professor da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Com seu respeitado cabedal técnico–acadêmico, Monsenhor Everaldo ascendeu à Academia Alagoana de Educação, ocupando a Cadeira de número 38. Lá, esmera-se nos patronatos dos saudosos imortais Dr. IB Gatto Falcão, Padre Teófanes Augusto de Barros, Théo Brandão, Petrônio Viana, Osman Loureiro de Farias, Mirian Marroquim de Quintella, Maria José Loureiro Lima, Maria José Carascosa e de outros acadêmicos que construíram Alagoas.

Parafraseando José Américo: “Ninguém se perde no caminho de volta“. De repente, retorna à Igreja-mater que, a pedido do Arcebispo de Maceió, poderá ocupar o lugar que faz jus pela sua jurisprudência católica. Aliás, membro do Cabido Catedral de Maceió. Presidente da Associação de Direito do Cidadão e de outros institutos, não lhe faltará oportunidades para seu retorno alvissareiro. Avante Monsenhor Everaldo!

“ A bondade do Pai, a obediência e a obra do Filho, a força divina do Espírito Santo, presentes nos cristãos de hoje, que são a Igreja do Deus Vivo, reconstruindo o mundo no amor ”. Encerro com esse pensamento de sua obra universal que expande o catolicismo a erguer a fé, proteger a todos da ignorância do saber da Bíblia Sagrada na contemporaneidade.