Internacional
Enxame com 20 mil abelhas invade ministério na Itália
Especialistas trabalharam por mais de 1h para retirar insetos

Um enxame com mais de 20 mil abelhas invadiu nesta sexta-feira (1º) os pátios internos do Ministério da Economia e Finanças da Itália (MEF), em Roma, e mobilizou uma operação complexa no local.
Especialistas da Federação Italiana de Apicultores (FAI) intervieram após pedido das autoridades da pasta e trabalharam por mais de uma hora para remover os insetos, incluindo a abelha rainha, do espaço.
A operação foi realizada pelo especialista em apicultura da FAI, Fabrizio Piacentini, que, dado o delicado posicionamento das abelhas na cerca e seu grande número, "teve que garantir que toda a colônia de abelhas fosse colocada em segurança no recipiente de enxameação designado".
Segundo os membros da FAI, este é um fenômeno fora de época, já que as abelhas normalmente enxameiam na primavera, provavelmente devido ao clima imprevisível dos últimos dias.
Para esta recuperação, foi utilizada a técnica de "favo de cria", que consiste em colocar material biológico vivo próximo às abelhas para incentivá-las a seguir um caminho ordenado e completo de volta à colmeia portátil, sem representar qualquer risco para os pedestres ou para a equipe do ministério.
"Estamos satisfeitos por termos demonstrado mais uma vez nossa competência técnica na proteção das abelhas italianas, em um dos muitos projetos de recuperação realizados pela FAI na sede institucional da cidade de Roma - o Quirinal, o Senado da República, a Câmara dos Deputados e o Comando Geral dos Carabineiros", declarou Raffaele Cirone, presidente da Federação dos Apicultores.
De acordo com o executivo italiano, "a presteza e a sensibilidade da equipe do MEF nos permitiram recuperar uma parte preciosa da biodiversidade, e as abelhas serão realocadas para o Apiário Urbano Experimental da Federação para continuar seu serviço de polinização".
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões