Alagoas

Polícia Militar realiza aula inaugural do I Curso de Metodologia de Produção do Conhecimento

Marília Morais - Ascom PM-AL 01/08/2025
Polícia Militar realiza aula inaugural do I Curso de Metodologia de Produção do Conhecimento
Curso reúne policiais civis, militares e penais de Alagoas e outras instituições - Foto: Ascom PMAL



 

A Polícia Militar de Alagoas realizou na manhã desta sexta-feira (8) a aula inaugural do I Curso de Metodologia de Produção do Conhecimento, composta por 47 alunos, sendo 35 da PM alagoana e os demais das polícias militares dos estados do Piauí e Mato Grosso, além de integrantes da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal e Tribunal Regional Eleitoral. O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

 

Voltado a capacitar profissionais de inteligência para atuar na produção de conhecimento, conforme as diretrizes previstas pela Doutrina Nacional de Inteligência (DNISP), o curso, com duração de 60 horas-aula, tem o objetivo de preparar os agentes para transformar dados em informações úteis e seguras que possam subsidiar a tomada de decisão em nível estratégico e operacional.

 

A cerimônia contou com a homenagem ao veterano, prestando as devidas honras por todos os militares presentes ao tenente-coronel da reserva remunerada Eduardo Alex.

 

Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, esta primeira edição do curso marca um momento importante para a PM-AL e demais instituições.

 

“Sabemos a importância que a atividade de inteligência possui para o alcance de resultados positivos no combate à criminalidade e preservação da ordem pública. Que os conhecimentos adquiridos com este curso possam representar mais segurança e proteção para a sociedade. Tenho certeza de que os concluintes irão desempenhar com mais qualidade e destreza suas funções, agindo como multiplicadores de conhecimentos em suas instituições e órgãos”, destacou.

 

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM e contou com as presenças do juiz de direito da 6ª Vara Criminal de Maceió, Rodolfo Osório Gatto; do secretário executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Carlos Voss; do diretor de Inteligência da PM (DINT), tenente-coronel Thiago Duarte e, representando a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), major Antônio Umbelino.