Geral
Embaixador do Brasil defende que Zambelli permaneça presa
Renato Mosca apontou risco de fuga da deputada

O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, defendeu que a deputada Carla Zambelli deve permanecer presa enquanto as autoridades italianas analisam o pedido de extradição, devido ao risco de nova fuga.
"O fato de ela continuar presa é importante por duas razões: primeiro, para inibi-la de continuar o ataque às instituições brasileiras — coisa que ela não poderá fazer dentro do presídio. Segundo, porque evitaria a possibilidade, tendo em vista o comportamento pregresso, de ela fugir da Itália também, caso sinta que uma decisão de extradição seja iminente", declarou Mosca ao portal PlatôBr.
"A parlamentar tem utilizado uma narrativa falsa que começa com o fato de dizer que se entregou voluntariamente às autoridades italianas. Ela foi capturada em casa", acrescentou.
Questionado sobre a hipótese de as autoridades italianas aceitarem um eventual pedido de refúgio de Zambelli, o embaixador respondeu que o país "tem políticas muito sérias de combate à criminalidade e de cooperação policial e jurídica", incluindo com o Brasil.
"Não vejo a Itália, por questões de cidadania ou perseguição política, acobertando uma pessoa condenada no Brasil dentro de um processo legal, com amplo direito de defesa", disse.
Mais lidas
-
1TURISMO
Alagoas é eleito o melhor destino do Brasil de 2025 em premiação nacional
-
2TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
3EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
Jovem de Palmeira dos Índios cruza o Atlântico para viver experiência inédita na Inglaterra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ministério Público Eleitoral atesta fraudes à cota de gênero e pede cassação de chapas partidárias e mandatos de vereadores