Alagoas
Com quase meio século de história, Bope reforça papel estratégico na segurança de Alagoas

Disciplina, coragem e excelência. Esses foram os pilares exaltados durante a solenidade que marcou os 49 anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar de Alagoas. O evento aconteceu nesta quinta-feira (31), na sede da unidade, localizada no CISP tipo 3, no Trapiche da Barra, em Maceió.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, e foi marcada por homenagens a veteranos e reconhecimentos a policiais que se destacaram ao longo do último ano em ações operacionais e administrativas.
O secretário executivo da Segurança Pública, Patrick Madeiro, representando a SSP, destacou o Bope como peça estratégica nas principais operações no estado. Segundo ele, os investimentos realizados na tropa refletem o compromisso com a valorização da segurança pública.
“O Bope é parte essencial da eficiência que temos demonstrado. Os investimentos são reais e têm gerado resultados concretos”, afirmou.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, também enalteceu a simbologia da tropa. “O Bope construiu uma história marcada por disciplina, coragem e excelência. É uma tropa que inspira respeito dentro e fora de Alagoas.”
Ex-comandante do Bope e atual responsável pelo Comando de Missões Especiais, o tenente-coronel Henrique Jatobá ressaltou o impacto direto da atuação da unidade na redução da criminalidade. “São operações que resultam em prisões qualificadas e apreensões expressivas. Isso se reflete nos índices positivos que temos alcançado.”
Já o atual comandante do Bope, major Diego Sarmento, destacou o comprometimento dos policiais. “Cada integrante dessa tropa encara sua missão com seriedade e preparo. A excelência que temos é fruto dessa dedicação constante.”
Durante o evento, também foram entregues comendas a autoridades que apoiaram institucionalmente a unidade, e foi reafirmado o reforço estrutural promovido pelo Governo do Estado — com novos armamentos, escudos balísticos e melhorias na sede.
Fundado em julho de 1976, o Bope se tornou símbolo da elite policial em Alagoas. Atua em ocorrências de alta complexidade, como resgates, crises e combate ao crime organizado. Com quase meio século de história, a tropa segue como referência nacional em profissionalismo e técnica.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5JUSTIÇA
Zé Felipe acusa Virginia de ocultar patrimônio e pede bloqueio de R$ 200 milhões