Alagoas

Samu atende vítima de tentativa de homicídio no Jacintinho, em Maceió

Arnaldo Santtos / Ascom Samu 01/08/2025
Samu atende vítima de tentativa de homicídio no Jacintinho, em Maceió
Ambulâncias do Samu: serviço é essencial para salvar vidas em risco - Foto: Ilustração

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado na noite da última quinta-feira (31) para atender uma vítima de tentativa de homicídio, ocorrida na Rua Cleto Campelo, no bairro do Jacintinho, em Maceió. A solicitação de socorro foi registrada às 19h44, por meio da Central de Regulação Unificada (CRU), que acionou imediatamente uma equipe de Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) para o local.

 

A vítima, um homem (sem idade identificada), foi atingida por disparos de arma de fogo. De acordo com os profissionais do Samu, ele apresentava perfurações nas costas, do lado esquerdo, e também no braço. Apesar dos ferimentos, o paciente encontrava-se lúcido e orientado no momento do atendimento inicial.

 

Após avaliação clínica e estabilização da vítima no local, a equipe médica da USA realizou os cuidados necessários e encaminhou a vítima para o Hospital Geral do Estado (HGE), que é referência no atendimento a casos de trauma na capital. Durante a ocorrência, a ação contou com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, que garantiu a segurança da cena para a atuação dos socorristas.

 

A coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, destacou a importância da resposta rápida da equipe no sucesso do atendimento. “A atuação rápida da equipe e o apoio da Central de Regulação foram fundamentais para garantir o socorro rápido à vítima”, afirmou.

 

Urgência e emergência

 

Casos de violência como este reforçam a necessidade de integração entre os serviços de urgência, segurança pública e saúde. O Samu orienta que, diante de qualquer situação de urgência ou emergência, a população deve acionar o serviço pelo número 192, disponível 24 horas por dia.