Internacional

Avião militar cai em faculdade em Bangladesh e mata ao menos 16

Pior acidente do país em décadas deixou mais de 100 feridos

Redação ANSA 21/07/2025
Avião militar cai em faculdade em Bangladesh e mata ao menos 16
Avião militar cai em faculdade em Daca e mata mais de 16 pessoas, a maioria, estudantes - Foto: © ANSA/AFP

Ao menos 16 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas após um avião de treinamento da Aeronáutica Militar de Bangladesh cair em uma instituição de ensino que funciona como escola e faculdade na capital, Daca, nesta segunda-feira (21).

Segundo comunicado do governo interino de Muhammad Yunus, 83 feridos foram levados para hospitais.

O acidente aéreo é o mais fatal no país em décadas e ocorreu pouco tempo após a aeronave F-7 BJI de fabricação chinesa decolar e se chocar contra o campus da Milestone School and College.

Uma testemunha disse à AFP ter ouvido uma forte explosão, como um "terremoto".

"Houve um estrondo, que pareceu um terremoto. Depois pegou fogo e o exército chegou ao local mais tarde", contou o estudante Shafiur Rahman Shafi, de 18 anos.

Em uma declaração no X, Yunus expressou "profunda dor e pesar" pela tragédia.

"A perda sofrida pela Força Aérea, pelos alunos, pais, professores e funcionários da Milestone School and College, bem como por outros afetados por este acidente, é irreparável. Este é um momento de profunda dor para a nação", escreveu o líder do governo.

Este é o pior desastre aéreo no país em décadas. O último aconteceu em 1984, quando um avião que voava de Chattogram para Daca caiu, matando todas as 49 pessoas a bordo.

No mês passado, um acidente com uma aeronave comercial na vizinha Índia matou 260 pessoas.