Internacional
Irã, França, Alemanha e Reino Unido discutirão a questão nuclear iraniana em Istambul, diz Teerã

O Irã e os países da UE3 (França, Alemanha e Reino Unido) realizarão conversas sobre a questão nuclear iraniana em Istambul na sexta-feira (25) no nível de vice-ministros das Relações Exteriores, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baghaei.
"Essas conversas serão realizadas em Istambul na sexta-feira, no nível de vice-ministros das Relações Exteriores, com a participação de [vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Majid] Takht-Ravanchi e [vice-ministro das Relações Exteriores iraniano para Assuntos Internacionais, Kazem] Gharibabadi", disse Baghaei, citado pela agência IRIB.
Investidas israelenses contra território iraniano
No dia 13 de junho, o jornalista do Axios, Barak Ravid, relatou, citando um alto funcionário israelense, que, juntamente com os ataques aéreos, Israel realizou atos de sabotagem contra instalações de defesa aérea e de mísseis iranianas. As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram naquele dia ter atacado as bases aéreas iranianas de Hamadan e Tabriz e destruído dezenas de instalações de defesa aérea, incluindo drones e lançadores de mísseis.
Em 13 de junho, Israel lançou uma operação militar contra o Irã após acusar Teerã de buscar secretamente uma arma nuclear. Os ataques aéreos atingiram instalações nucleares e bases aéreas, matando ainda vários comandantes militares e cientistas nucleares.
O Irã rejeitou as alegações e retaliou. Os Estados Unidos realizaram um ataque único a instalações nucleares iranianas em 22 de junho. Teerã atacou a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, em resposta, mas afirmou que "não tinha intenção de uma nova escalada".
O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que o Irã havia "desabafado" ao atacar a base norte-americana no Catar, abrindo um caminho potencial para a paz no Oriente Médio. Ele anunciou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo, que encerrou formalmente a "guerra de 12 dias" em 24 de junho.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ASTRONOMIA
Urano emite mais calor do que recebe do Sol, reforçando mistérios sobre sua origem (IMAGEM)
-
2MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
3MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes