Alagoas

Em ações continuadas, PM apreende drogas entre Arapiraca e Craíbas

Ascom PM-AL 18/07/2025
Em ações continuadas, PM apreende drogas entre Arapiraca e Craíbas
Na primeira ocorrência, cerca de 1 kg de maconha embalada a vácuo foi apreendida - Foto: Ascom PM-AL

Ações continuadas da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) nesta quinta-feira (18), em municípios do Agreste, finalizaram com mais drogas e infratores retirados das ruas. O flagrante resulta da atuação das equipes do Canil e da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM).


Na primeira ocorrência, cerca de 1 kg de maconha embalada a vácuo foi apreendida. Por volta de 11h30, a equipe do Canil Setorial Agreste (3°BPM) se deslocou até uma transportadora de mercadorias, em Arapiraca, para realizar um treino externo em volumes com o K9 Kaos.


Durante o treino, o cão policial apresentou as quatro fases de indicação (mudança de comportamento, restrição de área, indicação e permanência na fonte) em um dos volumes. Esse comportamento se repetiu, o que tecnicamente, sinaliza a presença de algum odor específico para o qual o animal foi treinado. A equipe policial abriu o pacote para averiguar e se deparou com dois tabletes de substância análoga à maconha embalada a vácuo.


Os policiais observaram que o pacote estava destinado a um endereço na cidade de Craíbas. Com apoio da Rocam, foram até a cidade para localizar o endereço. Em Craíbas, o destinatário foi localizado. Aos PMs, ele alegou que estava esperando uma caixa de som para um terceiro e indicou a casa desse colega.


Neste novo endereço, o indivíduo apontado assumiu que seria o recebedor da encomenda de maconha natural vinda do estado do Paraná e que esta não era a primeira vez em que efetuava compras dessa natureza.



No mesmo dia, mais drogas e uma arma de fogo foram apreendidas: 110 gramas de cocaína; 77 gramas de crack; 100 gramas de maconha; um revólver calibre 38 com numeração suprimida e seis munições. Às 13h30, também em Craíbas, no Sítio Ipojuca, as equipes foram informadas por um usuário de drogas sobre o local onde ele adquiria sustâncias ilícitas. Os PMs foram até o local onde, segundo o abordado, uma mulher fornecia drogas.


Na abordagem, ela foi informada sobre a denúncia, negou possuir material ilícito, porém autorizou a busca residencial. Ao entrar no quarto, o cão farejador parou em frente ao guarda-roupas, com o focinho rente ao chão. O animal permaneceu nesta posição, indicando a presença de entorpecentes. Foram localizadas sacolas contendo maconha, cocaína e crack, além da arma de fogo (revólver calibre 38) com numeração suprimida e 6 munições intactas.

 

Nos dois casos, autores e material foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Craíbas para adoção dos procedimentos cabíveis.




Pelopes


Ainda pela manhã, em Arapiraca, a partir de uma denúncia anônima, o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) do 3°BPM também flagrou um caso de tráfico de drogas. Em um prédio no Centro de Arapiraca, a equipe deteve um indivíduo do sexo masculino de 26 anos e apreendeu: 26 pedras de crack, R$ 1.057,00 reais em cédulas diversas, uma balança de precisão e embalagem plástica. O material e o suspeito foram encaminhados à Central de Polícia Civil.