Internacional
'Otan não tem mais razão de existir', diz ministro italiano
Guido Crosetto defendeu diálogo da aliança com Sul Global

Oministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, afirmou nesta sexta-feira (20) que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não tem mais "razão de existir".
Durante um congresso em Pádua, no norte do país, Crosetto disse que os Estados Unidos e a Europa costumavam ser o "centro do mundo", mas agora é preciso construir relações com "todo o resto".
"A Otan não tem mais razão de existir. Antes o centro do mundo era o Oceano Atlântico, agora é o mundo", declarou o ministro italiano, acrescentando que a aliança militar precisa "falar com o Sul" do planeta para "alcançar o objetivo de ter segurança dentro de regras que valham para todos".
"A Otan precisa se adequar aos novos tempos", ressaltou Crosetto. As declarações chegam em meio às pressões do presidente dos EUA, Donald Trump, para os Estados-membros da aliança aumentarem os gastos militares, sob a ameaça de Washington reduzir o empenho para a segurança da Europa.
Mais lidas
-
1AUTORITARISMO FREADO
Ex-prefeito Júlio Cezar é alvo de medida protetiva por ataques a servidor público
-
2
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
3Saúde pública
Limoeiro de Anadia reforça compromisso com a saúde pública durante congresso do Conasems em MG
-
4INTERNET
Enviado especial de Trump pede a Musk que torne a Starlink gratuita no Irã
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos