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Lilo e Stitch atrai público nostálgico às salas de cinema

Nos últimos anos, os blockbusters têm tomado conta dos cinemas. Grandes sucessos de bilheteria, como Barbie e Divertida Mente 2 foram os auges das bilheterias em 2023 e 2024, respectivamente. Em paralelo, outros filmes também fizeram sucesso, mas não com a mesma proporção que os citados, que também dominaram as redes sociais. Em 2025, o live-action Lilo e Stitch chegou às telonas e vem arrastando multidões para as salas. Em duas semanas de exibição, o filme já alcançou US$ 610 milhões em bilheteria.
Somente no CineShow do Beiramar Shopping, o live-action da Disney já atraiu mais de 10 mil pessoas às salas de cinema. “Lilo e Stitch chega trazendo um quê de nostalgia para quem assistiu a animação em 2003. Mas também apresenta para os pequenos que veem o personagem azul em todas as lojas de brinquedo e papelarias e agora vão poder conhecer mais a história da experiência 626”, explica Leila Martins, superintendente do Beiramar Shopping.
Isso acontece em um momento onde é observada uma mudança significativa na forma como o público interage com os cinemas. Enquanto há mais de seis anos, antes da pandemia, os lançamentos semanais conseguiam atrair muitos espectadores, agora existe um fenômeno de "seca" seguido por picos de audiência impulsionados por grandes blockbusters.
“Atualmente, são os blockbusters que dominam as salas de cinema, atraindo multidões e monopolizando a atenção do público por períodos mais longos. Essa tendência foi claramente visível em 2023 com o sucesso estrondoso de Barbie, continuou no ano passado com Divertida Mente 2 e, neste ano, Lilo e Stitch parece seguir o mesmo padrão. Isso sugere que a indústria cinematográfica está se adaptando a um modelo onde a atração de grandes produções é crucial para o desempenho das bilheterias”, comenta a superintendente do Beiramar Shopping.
Existem exceções, é claro, como Ainda Estou Aqui, filme independente e brasileiro que conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional, além de concorrer nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme. O longa nacional angariou R$ 116 milhões, sendo o quarto maior filme brasileiro em renda, e a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Minha Mãe é Uma Peça 3 (2018) e Nada a Perder (2019).
Efeito Barbenheimer
Outro fenômeno avaliado por especialistas desde 2023 é a existência do Barbenheimer. O termo referencia à junção dos nomes Barbie e Oppenheimer, filmes que lançaram no mesmo dia e levaram muitos cinéfilos a fazerem uma “dobradinha” e assistirem aos dois filmes na sequência, apesar de terem temáticas completamente opostas. O objetivo dessa ideia é fomentar ainda mais à ida ao cinema.
Em 2024, o fenômeno foi composto pelos filmes Wicked - Parte 1 e Gladiador, que ficou conhecido como Glicked, enquanto em 2025 Lilo e Stitch dividiu o espaço de estreia com o novo filme da franquia Missão: Impossível. O live-action da Disney baseado na animação de 2003 tem conquistado o carisma do público geral, enquanto o longa protagonizado por Tom Cruise se mantém estável, com US$ 353,8 milhões em bilheteria mundial.
Em 2026 já existe a expectativa de um novo Barbenheimer. O novo filme d’Os Vindadores, Doomsday, e o terceiro longa da franquia Duna estreiam juntos, no dia 18 de dezembro do ano que vem. “Ambos são filmes bastante esperados por parte do público geek, por serem filmes baseados em quadrinhos [Vingadores] e livros [Duna]. São histórias já conhecidas e tem uma base de fãs grande, então se espera que os dois se saiam muito bem em bilheteria e atraiam muito público ao cinema”, finaliza.
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