Variedades
Open Air Brasil começa hoje em Brasília com programação com homenagem a Fernanda Torres, clássico de Almodóvar, noite do terror e muito mais
Maior tela de cinema a céu aberto do mundo retorna à Capital Federal nove anos depois da última edição na cidade, agora com novo patrocinador: Nubank

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, o OPEN AIR BRASIL está de volta e começa a nova temporada em Brasília, nove anos após a última edição na cidade. A partir de hoje, dia 3, até 15 de junho, o Pontão do Lago Sul vai receber o público da capital para assistir a filmes na maior tela de cinema a céu aberto do mundo, em uma incomparável experiência audiovisual. Na programação, que também apresenta shows e atrações gastronômicas, estão títulos que agradam a diversos públicos, como sucessos de bilheteria nacionais e internacionais, clássicos do audiovisual, animações e filmes de terror. Alguns destaques do evento são a noite em homenagem a Fernanda Torres, o premiado “Anora”, os ainda inéditos “O Esquema Fenício” e “Lilo & Stitch (Live- action), a obra-prima de Almodóvar “Tudo Sobre Minha Mãe”, com sua musa Marisa Paredes, e os recém-lançados “Pecadores” e “Homem com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso. A pipoca será gratuita e os ingressos já estão disponíveis na Sympla.

"Saneamento Básico, O Filme", "Lilo & Stitch - Live-action", "Tudo Sobre Minha Mãe" e "Homem com H"
A abertura do evento, uma sessão hoje, dia 3 de junho, com ingressos gratuitos, será com ‘Milton Bituca Nascimento’, documentário que acompanha a última turnê do artista, e um show especial de Ellen Oléria. Amanhã, dia 4, será exibido “Anora”, o grande vencedor do Oscar deste ano. O filme, dirigido por Sean Baker, ganhou cinco troféus, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz (Mikey Madison). A exibição é seguida por show da cantora Larissa Luz. A noite de quinta, 5, vai apresentar uma Sessão Dupla em homenagem à Fernanda Torres, com as comédias “Os Normais”, de José Alvarenga Junior, e “Saneamento Básico, O Filme”, de Jorge Furtado, além do curta “Ilha das Flores”, também de Furtado. Especialmente nessa data, o ingresso de uma única sessão valerá para assistir aos filmes em sequência. A sexta, 6, terá duas sessões: “Kasa Branca”, exibido no Festival de Brasília e premiado no Festival do Rio no ano passado e dirigido por Luciano Vidigal, cria do grupo Nós do Morro; e “O Esquema Fenício”, novo thriller de espionagem de Wes Anderson que conta com um elenco de peso, com nomes como Benicio del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera e Tom Hanks.
O primeiro final de semana do Open Air Brasil segue apresentando sucessos. A primeira sessão de sábado, 7, que já tem ingressos esgotados, será especial para a criançada, com recreação para começar o dia e as exibições do curta “A Menina e o Mar”, dirigido por Gabriel Mellin e que aborda temas como diversidade, acessibilidade e o uso excessivo da tecnologia, e “Lilo & Stitch”, de Dean Fleischer Camp, versão live-action da clássica animação. A segunda sessão do dia 7 vai apresentar “Deadpool & Wolverine”, de Shawn Levy, que une os dois grandes heróis da Marvel interpretados pelos astros Ryan Reynolds e Hugh Jackman. No domingo, 8, a programação traz mais uma atração que vai agradar públicos de diferentes idades, “Um Filme Minecraft”, dirigido por Jared Hess e estrelado por Jason Momoa e Jack Black, que também vai contar com recreação antes da sessão; e “As Patricinhas de Beverly Hills”, de Amy Heckerling, clássico que completa 30 anos em 2025 e vai levar os espectadores de volta para os anos 90.
A segunda semana já começa com a cinebiografia de um dos grandes nomes da música brasileira. Na terça, 10, será exibido “Homem com H”, dirigido por Esmir Filho e que traz Jesuíta Barbosa no papel principal, como Ney Matogrosso. A exibição contará com a presença do diretor, do protagonista e de Jullio Reis, que interpreta Cazuza no longa. Após o filme haverá show com a cantora CATTO. Na sequência o evento apresentará três noites temáticas: a quarta, 11, será dedicada aos cinéfilos clássicos, com as sessões de “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar, e “Mickey 17”, de Bong Joon-ho (Parasita); no dia 12, especialmente para a comemoração dos apaixonados, será exibido o clássico romance “Ghost - Do Outro Lado da Vida”, que é seguido por show de Dora Morelenbaum; e os fãs do terror vão poder aproveitar a sexta-feira 13 com as sessões de “Pecadores”, dirigido por Ryan Coogler (“Pantera Negra”) e protagonizado por Michael B. Jordan, e “Premonição 6 - Laços de Sangue”, da famosa franquia aterrorizante.
No sábado, dia 14, o evento começa com recreação para as crianças e a sessão da versão live-action de “Branca de Neve”, que tem direção de Marc Webb e traz Rachel Ziegler no papel da princesa e Gal Gadot como a Rainha Má. Na segunda sessão de sábado, vem “Bridget Jones - Louca Pelo Garoto”, de Michael Morris, quarto filme da franquia queridinha dos fãs de comédia romântica. No domingo, encerramento do evento, o dia começa com um arraiá comandado pela cantora Juliana Linhares. Em seguida, mais um longa recém-chegado às salas de cinema será apresentado: “Thunderbolts*”. A superprodução da Marvel conta com a participação de personagens já conhecidos e adorados pelo público, como Yelena Belova, interpretada por Florence Pugh, e o Soldado Invernal, papel de Sebastian Stan.
O Open Air Brasil se dedica a criar uma experiência completa para o público, então, além da pipoca gratuita, não vão faltar opções gastronômicas. O Di Dimontini Burguer levará hambúrgueres com um blend suculento e combinações irresistíveis. Já quem busca algo mais leve e prático vai poder se deliciar com os crepes feitos na hora pelo Crepe Voyage, que oferece tanto opções doces quanto salgadas. Os fãs de comfort food também têm vez com o tradicional cachorro-quente, que ganha uma versão afetiva e bem servida no Dog da Igrejinha. Para quem não abre mão de um docinho antes ou depois do filme, o clássico Churros do Tio marca presença, com caldas variadas e muito recheio. E para os que buscam se aquecer no frio do lago Paranoá, o World Wine também estará presente com vinhos para diferentes gostos.
Uma das preocupações do evento nesta temporada é a acessibilidade. Alguns recursos que estarão disponíveis em todos os dias de Open Air Brasil são: receptivo bilíngue e preparado para atender pessoas com deficiência, protetores auriculares disponíveis, guia de rotas acessíveis do evento, Espaço Calma para receber pessoas neurodiversas, quando necessário, e legendas em todos os filmes, inclusive os nacionais.
A programação completa está disponível em https://www.sympla.com.br/
O OPEN AIR BRASIL, que teve sua última edição em 2023 no Rio de Janeiro, é idealizado e produzido pela D+3 Produções. O evento une a magia do audiovisual à tecnologia de última geração da exclusiva tela gigante de 325 m² (do tamanho de uma quadra de tênis), que vem direto da Suíça. A projeção em 4K e o potente sistema de som, com 28 caixas Dolby Digital Surround, são um show à parte. Nesta edição de Brasília serão realizadas 18 sessões ao longo das duas semanas e a expectativa é de 1.500 pessoas por sessão. O objetivo é encantar o público e despertar, ou resgatar, a paixão pelo cinema.
Depois de Brasília, o OPEN AIR BRASIL parte para Salvador, onde acontece entre os dias 30 de setembro e 12 de outubro no Centro de Convenções Salvador. Rio de Janeiro e São Paulo também estão no calendário, com previsão de realização em 2026.
Em paralelo ao OPEN AIR BRASIL e também com o patrocínio do Nubank, a D+3 realiza ainda 12 edições do CINEMA INFLÁVEL em outras localidades do Distrito Federal a partir de maio. Gratuito, o evento acontece também a céu aberto, em regiões com acesso limitado ao cinema, seja por questões geográficas ou socioeconômicas. Com uma tela inflável de 60m² e distribuição gratuita de pipoca, a iniciativa contará com uma programação especial. O CINEMA INFLÁVEL vai exibir cerca de 10 filmes por edição, incluindo curtas-metragens e videoclipes de cineastas locais, além de oferecer recreação infantil e apresentar programações e atividades em parceria com importantes Pontos de Cultura locais.
OPEN AIR BRASIL
De 3 a 15 de junho, no Pontão do Lago Sul
Vendas abertas na plataforma Sympla
PROGRAMAÇÃO:
Dia 3 de junho (terça-feira)
18h - Abertura
19h - “Milton Bituca Nascimento”
21h05 - Show de Ellen Oléria
Dia 4 de junho (quarta-feira)
18h - Abertura
19h - “Anora”
21h35 - Show de Larissa Luz
Dia 5 de junho (quinta-feira)
Apenas neste dia, um ingresso será válido para todas as sessões
18h - Abertura
19h - “Os Normais - O Filme”
21h - “Ilha das Flores” (curta)
21h15 - “Saneamento Básico, O Filme”
Dia 6 de junho (sexta-feira)
18h - Abertura 1ª sessão
18h30 - “Kasa Branca”
21h - Abertura 2ª sessão
21h40 - “O Esquema Fenício”
Dia 7 de junho (sábado)
16h - Abertura 1ª sessão
17h45 - “A Menina e o Mar” (curta)
18h15 - “Lilo & Stitch (Live-action)”
20h45 - Abertura 2ª sessão
21h30 - “Deadpool & Wolverine”
Dia 8 de junho (domingo)
16h - Abertura 1ª sessão
18h - “Um Filme Minecraft”
20h35 - Abertura 2ª sessão
21h20 - “As Patricinhas de Beverly Hills”
Dia 10 de junho (terça-feira)
18h - Abertura
19h - “Homem com H”
21h25 - Show de Catto
Dia 11 de junho (quarta-feira)
18h - Abertura 1ª sessão
18h30 - “Tudo Sobre Minha Mãe”
21h05 - Abertura 2ª sessão
21h45 - “Mickey 17”
Dia 12 de junho (quinta-feira)
18h - Abertura
19h30 - “Ghost - Do Outro Lado da Vida”
21h50 - Show de Dora Morelenbaum
Dia 13 de junho (sexta-feira)
18h - Abertura 1ª sessão
18h30 - “Pecadores”
21h35 - Abertura 2ª sessão
22h15 - “Premonição 6 - Laços de Sangue”
Dia 14 de junho (sábado)
16h - Abertura 1ª sessão
18h- “Branca de Neve” (Live-action)
20h45 - Abertura 2ª sessão
21h30 - “Bridget Jones - Louca Pelo Garoto”
Dia 15 de junho (domingo)
16h - Abertura
16h30 - Show de Juliana Linhares
18h - “Thunderbolts*”
SOBRE A D+3
A D+3 Produções é uma produtora carioca com mais de 25 anos de história, representante brasileira do Open Air para toda a América Latina, Portugal e Espanha. O evento, que já teve mais de 30 edições, passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e também por Lisboa e Madri. A produtora é ainda idealizadora do Cinema Inflável, além de ter realizado eventos icônicos como Rider Weekends, Claro Que É Rock, ArteCore, ColaborAmérica e BraJazz.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Conheça Alexsandro, zagueiro do Lille que foi catador de latinhas e debuta na seleção
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Gestão frágil de Luísa Duarte, precariedade generalizada e governo sob controle remoto do “imperador”
-
3OBITUÁRIO
Nota de Falecimento em Palmeira dos Índios – José Caetano Filho
-
4TRAGÉDIA
Grave acidente na AL-105 deixa dois mortos na altura de Porto Calvo
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Serra das Pias: Com ação do Ministério Público projeto de modificação no perímetro é apresentado pelo DER