Cidades
Prefeitura de Penedo alerta a população sobre combate à dengue no período chuvoso

Com as chuvas constantes, a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta os moradores para evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro de casa e nos quintais.
Neste período, o inseto transmissor da dengue, chikungunya e zika procura locais quentes e úmidos para colocar seus os ovos e, por isso, os cuidados para evitar água parada devem ser redobrados.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penedo realiza diversas ações de combate à dengue, ao longo do ano, entre elas as visitas constantes dos Agentes de Endemias. Além disso, os moradores contam com mutirões nos bairros com maiores índices de focos.

A SMS reforça que a população deve manter a limpeza frequente dos quintais, caixas d’água e reservatórios, além de não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou qualquer outro recipientes que acumule água para a reprodução do mosquito.
Os bebedouros dos animais também são locais que precisam de atenção e devem ser lavados com frequência.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, mal-estar geral, náuseas e vômitos, e manchas vermelhas no corpo.
Em casos mais graves, podem ocorrer sangramentos de mucosas (nariz, gengivas) e, em situações extremas, choque e falência múltipla de órgãos. Procure uma unidade de saúde mais próxima ao apresentar algum desses sintomas.
Mais lidas
-
1NO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE
PC encaminha à Justiça inquérito que apura crimes cometidos pelo vereador de Arapiraca, Aldo Veiga
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Alagoas divulga edital do concurso para professor efetivo
-
4Cuidados com a saúde
Prefeito Dalminho promove capacitação para profissionais da Saúde de Belo Monte através do projeto Formar para Cuidar
-
5ESCÂNDALO
Polícia Civil de Alagoas indicia vice-prefeito de São Miguel dos Campos por corrupção passiva