Esportes
Neandertal deixa impressão digital de 43 mil anos em pedra com pigmento ocre na Espanha (FOTO)

Os arqueólogos revelaram a mais antiga impressão digital humana de 43.000 anos de idade na Espanha central, relata o jornal britânico The Guardian.
O jornal destaca que a impressão digital humana parece ser a peça mais antiga de arte portátil europeia.
Enfatiza-se que uma equipe de pesquisa espanhola descobriu a pedra de 20 cm de formato incomum com um ponto vermelho ocre no abrigo rochoso de San Lázaro, oferecendo novos insights sobre a percepção neandertal.

"À medida que prosseguíamos com nossa pesquisa, sabíamos que precisávamos de informações para poder avançar com a hipótese de que havia algum propósito aqui, que se tratava de um objeto simbólico e que uma explicação possível - embora nunca tenhamos certeza - é de que se tratava da simbolização de um rosto", sublinha David Alvarez Alonso, arqueólogo da Universidade Complutense de Madri.
Os especialistas confirmaram que a marca vermelha era uma impressão digital humana, provavelmente aplicada por um homem adulto, e que o pigmento era exclusivo do local.
Essa evidência apoia a teoria de que o ponto vermelho foi deliberadamente adicionado para melhorar uma formação naturalmente semelhante a um rosto, transformando-a em uma imagem humana reconhecível.
Além disso, o artigo enfatiza que a questão aqui é que os cientistas estão lidando com um objeto sem igual, não há nada semelhante.
A seleção e a marcação ocre do seixo demonstram a capacidade humana de simbolizar, imaginar e projetar pensamentos em um objeto, envolvendo conceito mental, comunicação deliberada e atribuição de significado.
Esse seixo pode representar uma das mais antigas representações abstratas conhecidas de um rosto humano na arte pré-histórica.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos