Cidades
Vereadores destacam ações preventivas para minimizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió
Parlamentares também cobraram maior atenção na desobstrução de galerias, contenção de encostas e socorro à população

As fortes chuvas que caíram em Maceió desde o último final de semana foram temas dos recorrentes debates na Câmara Municipal durante a sessão desta terça-feira (20). Os vereadores destacaram o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Maceió, e também demonstraram preocupação com as constantes inundações nas ruas, bairros, regiões, e ausência da educação ambiental para evitar transtornos.
Para a vereadora Olívia Tenório, é preciso ter cautela antes de fazer apontamentos sobre culpados por causa dos transtornos que a cidade sofre em períodos de chuva. “Precisamos entender que quando o período chuvoso chega em Maceió, a culpa dos transtornos, das inundações, das complicações que ocorrem na cidade não é apenas da falta de infraestrutura, mas devemos levar em consideração as questões climáticas, de esgotamento sanitário [de responsabilidade das empresas BRK e Casal], e a educação ambiental que tem sido falha em todo o país. O prefeito JHC e o vice-prefeito Rodrigo Cunha estão acompanhando todos os locais de Maceió para poder trabalhar nas melhorias, identificar as emergências e continuar esse trabalho gigante nas contenções de encostas”, discursou.
O vereador David Empregos trouxe informações dos investimentos preventivos realizados pela Prefeitura de Maceió na gestão do prefeito JHC. “Não podemos nos desconectar da realidade, pois a Prefeitura de Maceió tem feito um grande trabalho. Desde 2021, são diversos investimentos na contenção de encostas, desobstrução de galerias, protegendo mais de 40 mil maceioenses. Nos últimos quatro dias, já choveu 420 milímetros, sendo a cidade no Brasil com maior volume de chuvas. Com estas ações, a prefeitura conseguiu minimizar e muito os estragos causados pelas chuvas, e não tivemos óbitos”, disse o vereador.
Já o vereador Rui Palmeira e a vereadora Teca Nelma direcionaram as suas críticas ao Município. Segundo eles, a administração precisa investir com maior responsabilidade para desobstrução de galerias, contenção de encostas e ampliar o socorro à população afetada pelas chuvas.
“A cidade sofreu, mais uma vez, um volume de chuva absurdo desde o último final de semana, e não há drenagem que suporte a quantidade de água. Vou apresentar um requerimento ao Município para que a Câmara tenha acesso a informações sobre os serviços que os robôs desempenham nas galerias de drenagem que deveriam evitar inundações”, reforçou Rui Palmeira.
Os parlamentares Luciano Marinho, Kelmann Vieira, Zé Márcio Filho e Jônatas Omena também ressaltaram as ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal e Alurb, em iniciativas de prevenção e monitoramento. Os comentaram, ainda, que estiveram em contatos com as comunidades e órgãos da prefeitura para solicitar a resolução de problemas ocasionados pelas chuvas em Maceió.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC