Esportes
Astrônomos detectam remanescentes de supernova em forma de 'esfera perfeita' (FOTO)

Uma equipe internacional de astrônomos relatou sobre a descoberta de um novo remanescente de supernova que mostra uma simetria circular impressionante na forma.
A detecção do remanescente, denominado de Teleios, foi descrita em um artigo de pesquisa publicado no servidor de pré-impressão arXiv.
Os remanescentes de supernova (SNRs, na sigla em inglês), são restos de uma explosão de supernova, vistos como estruturas difusas e em expansão.
Recentemente, um grupo de astrônomos, liderado por Miroslav D. Filipovic da Universidade de Western Sydney na Austrália, detectou um remanescente de supernova, que foi denominado de G305.4–2.2, detalha Phys.org.
De acordo com o artigo, o G305.4-2.2 exibe uma forma quase perfeitamente circular, por isso foi apelidada de Teleios, que significa "perfeito" em grego. As observações sugerem que Teleios se localiza a uma distância de 7.170 ou 25.100 anos-luz, o que corresponde a um diâmetro de 45,6 ou 156,5 anos-luz, respectivamente.
O estudo encontrou alguma emissão de rádio estendida dentro da borda sudeste da camada externa de Teleios. Isto sugere que pelo menos algumas partes desta região podem ser afetadas pela interação de Teleios com estruturas do meio interestelar local.
Para explicar a origem de Teleios, os autores do artigo consideram alguns cenários. De acordo com os autores do estudo, o mais plausível é uma supernova do tipo Ia que se formou abaixo do plano galáctico.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2COFRE SEM TRANCA
Prefeitura de Palmeira dos Índios autoriza gasto de R$ 600 mil para apresentação de um único cantor no Festival de Inverno
-
3ATAQUES
Houthis dizem que bombardearão o porto de Haifa, em Israel, para impedir a entrada de navios
-
4ROUBO
Loja da Tim é arrombada no centro de Palmeira dos Índios nesta terça-feira
-
5FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC