Política
Nova Areninha é inaugurada na região Norte de Maceió

A comunidade da Vila Emater, região Norte de Maceió, comemorou a inauguração da sua mais nova Areninha, um espaço que promete ser mais do que apenas um campo de futebol, mas um ponto de transformação social e inclusão para todos. A entrega dessa 19ª unidade do projeto aconteceu na última quinta-feira(15) e foi apontada pela população local como um passo significativo na democratização do esporte e na melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias da região. O espaço tem capacidade de atender até 1 mil pessoas por mês.
Com infraestrutura moderna e completa, a nova Areninha conta com um campo de futebol de grama sintética, iluminação em LED, arquibancadas confortáveis e vestiários, oferecendo um ambiente seguro e acessível para a prática esportiva. A meta do programa é garantir que todos, independentemente da classe social, tenham acesso a espaços adequados para o desenvolvimento físico e social por meio do esporte.
Para Francisco Nascimento (Chicão), secretário de Esporte, democratizar o esporte é um dos pontos fortes da atual gestão. “A entrega desta Areninha reflete o compromisso da prefeitura em atender à grande diversidade social e territorial de Maceió, que conta com uma população de quase um milhão de habitantes (IBGE 2022), que precisa de ações descentralizadas e inclusivas para garantir acesso a recursos e oportunidades de qualidade”.
Esperança e superação
O momento também trouxe à tona relatos de como a falta de infraestrutura nas comunidades dificultava a prática esportiva. Antes da nova Areninha, o campo da Vila Emater era um “torrão”, com sérios riscos à segurança dos moradores. Agora, com um local seguro e adequado, o cenário muda, trazendo novas possibilidades para jovens, crianças e idealizadores de projetos sociais da região.
Amanda Olímpio, ex-jogadora de clubes como CRB e Atlético Alagoano e atual professora do projeto Meninos da Vila, conta com entusiasmo os benefícios do novo espaço. "Antes, treinávamos em um campo improvisado, onde havia muitos perigos. Agora, a comunidade vai ter um lugar adequado para o esporte, mais seguro e com melhores condições. Isso vai trazer mais oportunidades para nossas crianças, como as que têm necessidades especiais, como o caso de um menino com paralisia no braço. Esse é o tipo de mudança que muda a vida", explica Amanda, que atende cerca de 60 crianças e adolescentes, trabalhando a base do futebol, educação física e desenvolvimento de condicionamento físico.
Outro relato emocionado vem de Adriano Lima, que, com o projeto Viva o Esporte, atende cerca de 50 crianças e adolescentes da região. Ele relembra os tempos difíceis quando o campo da Vila Emater não oferecia as mínimas condições de segurança para as atividades esportivas. "Na época, jogávamos no campo do Torrão, onde as crianças se machucavam frequentemente. Lembro de um incidente em que uma criança se machucou gravemente. E não era só isso: o campo era infestado por cobras, e a gente tinha que chamar o IBAMA constantemente", recorda Adriano, lembrando o quanto o novo espaço muda essa realidade, oferecendo um local seguro para as crianças se divertirem e se desenvolverem.

Revitalização
A entrega da Areninha na Vila Emater não é apenas sobre o esporte, mas também sobre a transformação do bairro. Mário Jorge, representante da região norte, destaca que, desde a chegada da atual gestão, a Vila Emater tem experimentado um verdadeiro renascimento. "Antes, não havia sequer água encanada, luz LED ou ruas calçadas. Agora, temos uma nova infraestrutura e, com a Areninha, vemos a Vila Emater com outro olhar. Isso traz mais dignidade e esperança para todos. Somos muito gratos à gestão do JHC", afirma Mário.
Além disso, a revitalização do espaço também abre portas para outros projetos, como o retorno das aulas de capoeira do mestre Cláudio dos Palmares, que, há três anos, desenvolve o programa Arte Capoeira. Ele compartilha com entusiasmo que agora poderá ampliar suas atividades, oferecendo aulas extras abertas para mais crianças da comunidade.
O impacto das Areninhas vai além da prática esportiva. Elas são pontos de encontro, de formação de cidadania e de fortalecimento dos laços comunitários. O Programa Areninhas já beneficia mais de 15 mil pessoas por mês, com mais de 60 projetos comunitários que estimulam o esporte e a integração social. O objetivo do programa, que prevê a construção de 60 Areninhas em Maceió, é proporcionar a todas as regiões da cidade acesso a espaços de qualidade para o esporte e a educação, com um investimento de mais de R$ 96 milhões.
“O que antes eram apenas sonhos de acesso a um espaço digno para o esporte, hoje é uma realidade que muda vidas, fortalece a comunidade e revela novos talentos. A nova Areninha da Vila Emater não é apenas um campo de futebol; é um novo capítulo na história da comunidade, que agora pode jogar o jogo da vida com mais esperança, segurança e, sobretudo, mais oportunidades”, enfatiza Chicão.
Mais lidas
-
1NO POVOADO CABOCLO
Grave colisão entre dois veículos deixa três mortos em São José da Tapera
-
2HOMICÍDIO QUÍNTUPLO
Identificadas as cinco vítimas da chacina em Estrela de Alagoas
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia de Gabriel Lincoln denuncia intimidação policial
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ATROPELAMENTO
Após um mês internado, morre Timba, torcedor símbolo do CSA