Alagoas
Alagoas promove encontro histórico para celebrar os 40 anos da redemocratização brasileira

No próximo dia 6 de junho, das 8h às 12h, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal Maceió), localizado no centro da capital, sediará o evento “40 Anos de Redemocratização – Alagoas Presente”, idealizado pelo vice-governador Ronaldo Lessa e pelo ex-deputado federal Régis Cavalcante, em articulação com instituições democráticas e movimentos sociais.
O seminário, de caráter público, plural e institucional, é aberto à sociedade e tem como objetivo estimular o debate democrático, em consonância com a Constituição Federal, a Lei de Acesso à Informação e o Estatuto das Instituições Públicas Estaduais. A atividade não possui qualquer vínculo com campanhas eleitorais e não promove nomes ou candidaturas.
A proposta dialoga com os princípios do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), com o Comitê Memória, Verdade e Justiça, além dos projetos Câmara de Estudos Políticos e Memórias de Alagoas, ambos vinculados à Vice-Governadoria do Estado.

Mesas Temáticas
A programação contará com duas mesas temáticas. A primeira será a Mesa Constituinte, que homenageará os 12 parlamentares alagoanos eleitos em 1986 e que participaram da Assembleia Nacional Constituinte responsável pela promulgação da Constituição Federal de 1988.
Foram convidados os três constituintes ainda vivos: Teotônio Vilela Filho, Renan Calheiros e José Thomaz Nonô. Também serão homenageados, por meio de seus familiares, os parlamentares já falecidos José Costa, Roberto Torres, Geraldo Bulhões, Albérico Cordeiro, Antônio Ferreira, Eduardo Bonfim, Vinícius Cansanção, Divaldo Suruagy e Guilherme Palmeira.
A segunda será a Mesa Cultural – Memória, Justiça e Verdade, com a participação de representantes de entidades culturais, movimentos sociais e organizações comprometidas com a preservação da memória histórica e a defesa dos direitos humanos em Alagoas e no Brasil.
Além das lideranças políticas, devem confirmar presença no seminário professores e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro Universitário Cesmac, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
Democracia Viva
O evento é fruto de uma construção coletiva entre partidos, movimentos sociais e instituições comprometidas com os valores democráticos, e busca refletir sobre os 40 anos do processo de redemocratização do Brasil e seus impactos em Alagoas. A atividade integra uma série de encontros suprapartidários realizados desde março, que reuniram representantes de 11 legendas políticas com atuação no campo democrático.
Durante o seminário, a comissão organizadora pretende lançar editais culturais voltados à valorização da memória histórica, da arte e da participação cidadã. A programação incluirá ainda manifestações culturais e atividades de promoção dos direitos humanos.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas