Alagoas

Corpo de Bombeiros promove 17ª edição do projeto Surf-Salva, em Maceió

Plínio Cardoso / Ascom CBMAL 12/05/2025
Corpo de Bombeiros promove 17ª edição do projeto Surf-Salva, em Maceió
Iniciativa é voltada principalmente para surfistas, bodyboarders, hand surfers e frequentadores assíduos do mar - Foto: Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizará, no dia 7 de junho (sábado), das 08h às 12h, a 17ª edição do projeto Surf-Salva. A nova edição acontece, desta vez, na Praia do Sobral, bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

 

A iniciativa, voltada principalmente para surfistas, bodyboarders, hand surfers e frequentadores assíduos do mar, tem como objetivo ensinar técnicas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros e salvamento com prancha, promovendo um ambiente mais seguro nas praias alagoanas.

 

Com o lema “Prevenir é salvar – Educar para não se afogar”, o Surf-Salva oferece treinamentos teóricos e práticos, abordando temas como:

·  Introdução ao salvamento aquático

·  O trabalho conjunto entre guarda-vidas e surfistas

·  Geografia da praia

·  Prevenção de afogamentos

·  Técnicas de socorro com prancha

·  Boca a boca dentro da água

·  Transporte da vítima até a areia

·  Suporte básico de vida no ambiente praiano

·  Quando e como chamar ajuda

As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para garantir a participação, é necessário se inscrever por meio do link: https://forms.gle/ZZoJJiwn1zvPrPLF6

 

O curso oferece certificado de 4 horas, e os participantes devem realizar previamente a parte teórica on-line, disponível no site: https://sobrasa.org/

 

O tenente Alexandre, instrutor e um dos idealizadores do projeto, destaca que a parceria entre bombeiros e surfistas é fundamental.

 

“O surfista é o primeiro a entrar no mar e o último a sair. Com o Surf-Salva, estamos somando forças para tornar nossas praias mais seguras e salvar mais vidas”, afirmou.

 

Essa edição conta com o apoio de instituições como a Sobrasa, DHL, Princess Charlene of Monaco Foundation, GUARTECS, entre outras, reforçando o compromisso com a educação preventiva e a valorização da vida no ambiente aquático.