Alagoas
Comandante-Geral do CBMAL recebe visita da Controladora-Geral do Estado

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), coronel Sérgio André Verçosa, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12), a visita da Controladora-Geral do Estado, Sâmara Suruagy. A visita ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
Na ocasião, a Controladora-Geral presenteou o comandante-geral com a camisa da campanha estadual contra o assédio moral no ambiente institucional. Durante a entrega estiveram presentes a ouvidora do CBMAL, Capitã Luciana, e a assessora de comunicação, tenente-coronel Viviane Suzuki. A campanha visa conscientizar a corporação sobre a importância de não naturalizar o assédio no ambiente de trabalho, além de destacar a necessidade de promover espaços seguros para acolhimento e denúncia.
Campanhas de conscientização como essa desempenham um papel fundamental como ponto de partida para denúncias. Nesse contexto, as ouvidorias têm importância como canais seguros, que garantem o sigilo e permitem o anonimato. Elas são fortalecidas por um corpo de profissionais capacitados para o acolhimento adequado, evitando a revitimização.
Conscientização no CBMAL
No CBMAL, o protocolo de acolhimento foi desenvolvido pela capitã Luciana, da Ouvidoria do CBMAL. Intitulado “Direcionamento e Acolhimento das Denúncias de Assédio Moral pela Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, o protocolo visa estruturar o atendimento às vítimas de forma segura, humanizada e eficiente.
A iniciativa tem como objetivo garantir um ambiente institucional livre de assédio, promovendo o respeito à dignidade e aos direitos fundamentais dos integrantes da corporação. O protocolo assegura sigilo e acompanhamento adequado em todas as etapas da denúncia, além de oferecer suporte psicológico e medidas protetivas, quando necessário.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas por meio dos sistemas eletrônicos de ouvidoria (e-SIC e e-OUV), pelo Disque Denúncia 181, ou presencialmente de forma anônima e segura. Após a denúncia, a Ouvidoria realiza o registro e acolhimento da vítima, fornecendo um protocolo e orientações sobre os próximos passos.
Caso necessário, são tomadas providências emergenciais e iniciada uma investigação célere e rigorosa. A vítima também recebe acompanhamento psicológico e apoio institucional, além da garantia de medidas protetivas para evitar retaliações. A denuncia garante um ambiente seguro e respeitoso para todos os seus integrantes, fortalecendo a cultura de combate a qualquer forma de violência e discriminação dentro da instituição.
*Estagiária sob supervisão.
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