Internacional

Pequim saúda os esforços de Moscou visando retomar as negociações de paz com Kiev

Por Sputinik Brasil 12/05/2025
Pequim saúda os esforços de Moscou visando retomar as negociações de paz com Kiev
Foto: © Sputnik / Pavel Lvov / Acessar o banco de imagens

A China saúda todos os esforços visando alcançar a paz na Ucrânia, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, nesta segunda-feira (12), comentando a proposta da Rússia de retomar as negociações diretas com a Ucrânia em Istambul.

"Saudamos todos os esforços visando alcançar a paz e esperamos que todas as partes interessadas continuem a dialogar e negociar com o objetivo de concluir um acordo de paz justo, duradouro, vinculativo e aceitável para todas as partes, que, em última análise, leve a uma solução política para a crise ucraniana", disse Lin a repórteres.

A China reitera que o diálogo e as negociações são a única maneira de resolver a crise na Ucrânia, disse o porta-voz chinês ao comentar a proposta dos países europeus de um cessar-fogo de 30 dias.

"O lado chinês está pronto, com base na vontade das partes em conflito, para continuar a desempenhar um papel construtivo em conjunto com a comunidade internacional para finalmente resolver a crise e alcançar uma paz duradoura", disse Lin.

No sábado (10), o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o primeiro-ministro polonês Donald Tusk chegaram a Kiev para participar de uma reunião da chamada "coalizão dos dispostos". Após a reunião, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrei Sibiga, afirmou que Kiev e seus aliados estavam prontos para um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias, a partir de segunda-feira.

Na noite de sábado, o presidente russo Vladimir Putin sugeriu que Kiev e Moscou retomassem as negociações diretas sem quaisquer precondições em Istambul, no dia 15 de maio.