Variedades
Canal Brasil celebra o centenário de Rubem Fonseca com programação especial
No domingo, a partir de 0h, serão exibidos quatro longas-metragens adaptados de suas obras, roteiros de sua autoria e uma produção adaptada por ele

No domingo, dia 11 de maio, a partir da 0h, o Canal Brasil celebra o centenário de um dos autores mais premiados e respeitados da literatura brasileira, Rubem Fonseca, na data que marca seu nascimento, há 100 anos. A programação conta com os longas-metragens: “Bufo & Spallanzani”, de Flávio R. Tambellini (romance); “Lúcia McCartney, Uma Garota de Programa”, de David Neves (conto); “Stelinha”, de Miguel Faria Jr. (roteiro); e “O Homem do Ano”, de José Henrique Fonseca (roteiro adaptado por Rubem Fonseca).
Com Tony Ramos, José Mayer e Matheus Nachtergaele, “Bufo & Spallanzani” acompanha o detetive Ivan Canabrava (José Mayer), da Companhia Panamericana de Seguros, que investiga o caso de um fazendeiro que morreu pouco após fazer um seguro de um milhão de dólares. Ivan passa a investigar a viúva do fazendeiro e descobre, no apartamento do casal, um sapo morto e uma planta exótica. Ele acaba se envolvendo com o caso além do que deveria. O romance policial de Rubem Fonseca foi publicado em 1985.
Já “Lúcia McCartney, Uma Garota de Programa” é baseado em “Lúcia McCartney” e “O Caso de F.A.”, dois contos de Rubem Fonseca. A carioca e fã dos Beatles Lúcia McCartney (Adriana Prieto) se apaixona por um de seus clientes, o diplomata José Roberto (Albino Pinheiro), e acaba se mudando para um apartamento mantido por ele. Mas ao lidar com a ausência constante e abandono dele, Lúcia acaba indo morar em São Paulo com tios idosos e volta à prostituição.
Em “Stelinha”, Eurico (Marcos Palmeira) é um roqueiro em ascensão. Ele tem como grande referência musical e paixão Stelinha (Ester Góes), uma cantora famosa da MPB e da rádio. Hoje, ela se encontra em uma situação de abandono e vive entre álcool e drogas. Os dois se encontram por acaso durante uma madrugada em Copacabana e Eurico decide ajudá-la a voltar a cantar, apesar de Stelinha se tornar cada vez mais dependente dele. O roteiro foi escrito por Rubem Fonseca.
A programação especial encerra com a exibição de “O Homem do Ano”, com elenco formado por nomes como Wagner Moura, Murilo Benício, Mariana Ximenes e Cláudia Abreu. Na trama, uma aposta entre amigos transforma Máiquel (Murilo Benício) em um assassino e herói de toda uma cidade, respeitado por bandidos e amado por duas mulheres, mas, ao cometer um erro, ele precisa contornar o problema e achar uma solução que colocará em jogo seu destino. O roteiro é baseado no romance “O Matador”, de Patrícia Melo, e adaptado para o cinema por Rubem Fonseca.
Centenário Rubem Fonseca
Horário: Domingo, 11/05, a partir de 0h
Bufo & Spallanzani (2001) (90’)
Horário: Domingo, dia 11/05, à 0h
Classificação: 18 anos
Direção: Flávio R. Tambellini
Sinopse: Ivan Canabrava (José Mayer) é um detetive da Companhia Panamericana de Seguros que está investigando o caso de um fazendeiro que morreu pouco após fazer um seguro de um milhão de dólares. Desconfiado de que a empresa onde trabalha esteja sendo vítima de uma fraude, Ivan passa a investigar a viúva e descobre, no apartamento do casal, um sapo morto e uma planta exótica. Pesquisando sobre o assunto com a ajuda do cientista Ceresso (Juca de Oliveira) e a jovem Minolta (Isabel Guerón), Ivan passa então a se envolver cada vez mais com suas investigações, o que desagrada seu chefe (Gracindo Junior).
Lúcia McCartney, Uma Garota de Programa (1971) (97’)
Horário: Domingo, dia 11/05, às 1h45
Classificação: 18 anos
Direção: David Neves
Sinopse: Lúcia (Adriana Prieto) é uma moça que adora os Beatles, principalmente Paul McCartney, de quem leva o sobrenome em homenagem. Órfã, ela divide o apartamento com a amiga Magda (Márcia Rodrigues) e, aparentemente, leva uma vida normal: indo à praia, à balada e saindo com os amigos. Madura para sair com executivos, trabalha no bordel de Madame Gisele (Odete Lara), onde é vigiada por severos carcereiros. O diplomata F.A. (Nelson Dantas), interessado pela jovem, decide tirá-la da vida de prostituta.
Stelinha (1990) (112’)
Horário: Domingo, dia 11/05, às 3h
Classificação: 14 anos
Direção: Miguel Faria Jr.
Sinopse: Um jovem cantor de rock conhece sua heroína de infância, uma cantora famosa que agora está se afogando em álcool e sexo.
O Homem do Ano (2003) (135’)
Horário: Domingo, dia 11/05, às 4h55
Classificação: 16 anos
Direção: José Henrique Fonseca
Sinopse: Maiquel perdeu uma aposta e pintou seu cabelo de loiro. Este pequeno evento desencadeia uma colisão frontal com o destino, no qual Maiquel passa de herói a ser fora-da-lei, tudo em 24 horas.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
4FUTEBOL
Libertadores: Rádio Nacional transmite hoje Flamengo e Central Córdoba
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem