Cidades
Prefeitura promove Seminário de Conscientização do Autismo para professores, pais e alunos da Rede Municipal
Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o Seminário “Conscientização do Autismo: Equidade, Respeito e Educação”.

O encontro aconteceu no Cineteatro do Planetário Municipal e Casa da Ciência e contou com a participação de pais, alunos(as) e professores(as) da Rede Municipal de Ensino, em um contexto integrativo, que demonstrou a importância entre a escola e a família para o pleno desenvolvimento dos estudantes com autismo.
“Reunimos todos vocês aqui para que a gente pudesse refletir sobre as pessoas autistas. No dia 2 de abril de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou essa data como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e a partir daí, a sociedade como um todo teve de se adaptar para que pudessem receber os estudantes nas escolas, clínicas e repartições públicas. No município de Arapiraca não foi diferente, a partir desta data, com muito esforço, com o apoio do prefeito Luciano Barbosa, toda escola e creche da nossa cidade foi adaptada, os nossos professores passaram por formações, para que possam trabalhar com os nossos alunos(as). E eles estão aqui hoje, expondo para vocês um trabalho lindo e totalmente produzido por eles. Esse é um compromisso firmado por essa gestão de melhorar as escolas e creches do município de Arapiraca em relação aos estudantes e crianças com autismo”, destacou a secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto.
Abrindo a programação de atividades, a artista Gloridayane Teles apresentou o monólogo “Le monde bleu”, que retrata a vida de seu filho Eirapuã, uma criança com autismo e o seu modo de viver, de sentir e de perceber o mundo ao seu redor.
Quem fez parte desse universo de conhecimento foi a psicóloga Samara Calista, que na oportunidade apresentou a palestra “Autismo não tem cara” ao público presente.
Houve, ainda, as apresentações dos alunos e alunas das escolas Lindinalva Eulália, com a leitura de um cordel sobre o autismo, de autoria da professora Luana Menezes; da Pedro Aristides, com a declamação do poema “Meu jeito de ser”, do aluno Rômulo; da João Saturnino, com a dança “Aquarela”, do músico Toquinho, e “Autista”, da cantora Cristina Mel; e da Manoel Rodrigues, com a interpretação da música “Trem Bala”, da cantora Ana Vilela.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado