Cidades
Cultura é valorizada com a participação popular em Arapiraca
Prefeito Luciano acompanha retomada do projeto Cultura na Praça

Artistas locais também brilharam no palco: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró garantiram que a festa tivesse a cara do povo arapiraquense. Uma das surpresas da manhã foi a jovem cordelista Ana Clécia dos Santos Lima, de 23 anos, bisneta do saudoso Zé do Rojão, que encantou com seus versos e fortaleceu as raízes do cordel na nova geração.

Transmitido ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Arapiraca, o evento foi resultado de um esforço conjunto entre diversas secretarias municipais.
Além da valorização cultural, a ação ofereceu serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, mobilidade e cidadania. “Estamos todos empenhados em realizar essa retomada do projeto, que marca também a abertura do circuito junino em Arapiraca”, afirmou a secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Mônica Nunes.

O prefeito Luciano Barbosa e o secretário de Gestão Yale Fernandes também apoiaram fortemente a realização do evento, destacando seu papel como referência na valorização da cultura nordestina. Desde sua criação, em 2011, o projeto busca dar visibilidade aos artistas populares que se apresentavam na Feira Livre da cidade. “Pra mim é uma satisfação muito grande apoiar mais uma jornada de Cultura na Praça, que começou comigo quando era prefeito há 15 anos atrás e com a conversa que eu tive com o grande amigo Afrísio Acácio. Na época eu lancei um desafio pra ele, pra que a gente pudesse fazer nos dias de segunda-feira e pudesse usar essa tenda cultural para as atividades relativas aos feirantes que vêm pra cá e essas atividades englobavam também o forró, que pudesse ser tocado na praça como a gente via”, relembrou Luciano Barbosa.
Em 2023, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Imaterial de Arapiraca, por meio da Lei 96/2023.
Mesmo após o falecimento de seu idealizador, Mestre Afrísio Acácio, em 2021, o Cultura na Praça segue firme graças ao empenho de sua família e da gestão municipal. Com parcerias importantes como a Uneal e o Grupo Coringa, o projeto se consolida como um dos mais importantes do calendário cultural do Agreste alagoano.
A retomada do projeto Cultura na Praça também contou com a presença de secretários, secretárias municipais e dos vereadores Maciel Oliveira, Wellington Magalhães, Edvânio do Cangandu, Valsandy Veras, Jackeline Barbosa e o advogado Lucas Barbosa
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado