Economia
BC da Colômbia reduz taxa de juros em 25 pb, a 9,25%, em decisão unânime

O Banco Central da Colômbia reduziu a taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb), a 9,25%, em decisão unânime anunciada nesta quarta-feira, 30. De acordo com comunicado, a inflação anual retomou a tendência decrescente e os números disponíveis sugerem crescimento da atividade econômica colombiana para o primeiro trimestre a taxa anual de 2,5%.
"A decisão adotada manteve uma postura cautelosa da política monetária, ao tempo que continua a apoiar a recuperação da atividade econômica sem colocar em risco a convergência da inflação para a meta", escreve o BC colombiano.
Diante da desaceleração prevista da economia global, a equipe técnica do BC da Colômbia ajustou sua previsão de crescimento para 2,6% em 2025 e 3,0% em 2026.
A nota da instituição menciona ainda que as condições de financiamento externo do país se tornaram mais restritivas, por conta do ambiente de tensões comerciais globais, alta volatilidade e incerteza no mercado financeiro internacional e pressões sobre a primazia do risco da Colômbia. "As maiores barreiras ao comércio implicam choques negativos sobre a demanda externa do país e sobre os preços de alguns produtos básicos exportados", acrescenta.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5DESCASO
Servidores de Palmeira dos Índios são lesados por plano da Unimed Metropolitana