Geral
Município do AM torna obrigatório uso de máscara em ambientes fechados

Baixar
Com o crescimento acentuado dos casos de covid-19, a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, tornou novamente obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados. O decreto foi publicado no dia 25 de abril.


A decisão foi tomada após recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e tem como foco conter o avanço da doença, principalmente entre os povos indígenas, que compõem a maior parte da população local.
A obrigatoriedade do uso de máscaras se aplica a espaços como repartições públicas, comércios, escolas, igrejas, transportes coletivos e demais locais fechados com circulação de pessoas.
O decreto também volta a limitar o acesso às terras indígenas, permitindo a entrada apenas de pessoas com vacinação contra a covid-19 em dia ou que apresentem teste negativo feito nas últimas 48 horas.
Segundo dados da DPE-AM, até 22 de abril, o município havia registrado 378 casos positivos entre 897 suspeitas. No mês de março, 87 das 197 notificações foram confirmadas.
Em comparação com dezembro de 2024, que teve apenas 14 casos, o aumento é preocupante. Diante disso, a prefeitura estabeleceu sanções para quem não seguir as novas normas, ressaltando que a proteção dos povos indígenas e o cuidado com a saúde pública são prioridades diante da nova onda de contágio.

Saúde Decisão foi tomada para conter avanço da covid-19 Manaus 30/04/2025 - 11:40 Rádio Encontro das Águas/ Sumaia Villela Victor Litaiff - repórter da Rádio Encontro das Águas covid-19 Uso de Máscaras Amazonas quarta-feira, 30 Abril, 2025 - 11:40 1:38
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5DESCASO
Servidores de Palmeira dos Índios são lesados por plano da Unimed Metropolitana