Alagoas

Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe oficinas gratuitas de audiovisual

Daniel Borges/Ascom Secult 30/04/2025
Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe oficinas gratuitas de audiovisual
Fotógrafos oferecerão oficinas presenciais no Misa de forma gratuita em roteiro, fotografia e edição audiovisual - Foto: Divulgação



O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), em Maceió, receberá uma série de oficinas gratuitas voltadas para capacitação na área de audiovisual. A ação faz parte do projeto Aprendacine, realizado com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

As oficinas serão realizadas no auditório do Misa, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro histórico do Jaraguá, sempre das 16h30 às 21h30. O curso será dividido em três módulos ministrados por profissionais da área.

Entre os dias 13 e 15 de maio, o primeiro módulo abordará a Elaboração de Roteiro e Processos de Produção, com o instrutor Alan Salustiano. Em seguida, de 20 a 22 de maio, será a vez de Pablo De Luca conduzir o módulo de Direção de Fotografia e Iluminação para Gravações de Audiovisuais. Por fim, entre os dias 27 e 29 de maio, o instrutor Pedro Leal ministrará o módulo de Montagem e Edição, encerrando o ciclo de capacitação. Os participantes terão acesso a e-books e receberão certificados.

As atividades contam com intérprete de Libras para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp: (82) 99111-6688.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa. “O projeto democratiza o acesso ao conhecimento e oferece as ferramentas para que mais alagoanos possam transformar suas ideias em produções com qualidade técnica e criativa’, disse.

A iniciativa é da MC Produções e visa contribuir para o crescimento sustentável da indústria audiovisual no estado. De acordo com a organização, o curso será realizado em computadores com sistemas Windows e MacOS, utilizando o software CapCut como principal ferramenta de criação e edição de conteúdo.

Para o diretor do projeto, Pedro Leal, a oficina representa uma chance de transformação. “Esta é uma excelente oportunidade de se iniciar, desenvolver habilidades e ampliar os horizontes no vasto campo do audiovisual”, destaca.