Geral
Hospital de Emergência do Agreste capacita residentes sobre doação de órgãos para transplantes

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu, nesta terça-feira (29), uma capacitação voltada aos residentes das áreas multi e uniprofissional de saúde sobre o processo de doação de órgãos e tecidos. A atividade foi conduzida pelo enfermeiro Andervan Leão, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a convite do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar.
Durante o encontro, Andervan Leão apresentou o fluxo que envolve o diagnóstico de morte encefálica e as etapas que antecedem a possível captação de órgãos. Ele destacou a importância da participação consciente dos profissionais de saúde em todo o processo.
“É importante mantermos esse diálogo com os residentes para que compreendam que o protocolo é técnico, mas também envolve decisões que passam pelo acolhimento das famílias. Precisamos reforçar esse entendimento para que mais pessoas tenham acesso à informação correta e para que o processo seja conduzido com clareza”, afirmou o enfermeiro.

A capacitação no Hospital de Emergência do Agreste destaca o papel dos profissionais no acolhimento às famílias e na condução segura do processo de doação de órgãosPara os residentes, o momento contribuiu para esclarecer dúvidas sobre os testes aplicados, a condução do protocolo e o papel de cada profissional envolvido. “A capacitação ajudou a entender o que acontece desde o início. A gente, que está iniciando agora, já passou por setores onde o protocolo foi aberto. Agora dá para entender melhor o que está por trás de cada decisão, e isso ajuda a evitar ruídos de informação dentro da equipe e com a família”, afirmou o farmacêutico da residência multiprofissional, Endy Maclyn.O Hospital de Emergência do Agreste tem histórico relevante na captação de órgãos em Alagoas. A CIHDOTT atua em articulação com a Central de Transplantes do Estado, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e já viabilizou três captações de múltiplos órgãos em menos de um ano. O trabalho segue protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, com envolvimento direto de diferentes áreas do hospital e apoio das equipes assistenciais.“As ações de conscientização promovidas pela Central de Transplantes e pelo Governo de Alagoas têm sido fundamentais para fortalecer essa cultura de doação de órgãos para transplantes em nosso estado”, afirmou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.
Mais lidas
-
1NESTE SÁBADO
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão em Maceió
-
2TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição
-
3ESCOLHA
Cardeais esperam que conclave para eleger próximo papa seja rápido
-
4EDUCAÇÃO
Políticas públicas de melhorias salariais para servidores da Educação marcam a gestão de JHC
-
5
Para 2026, vem aí um ‘novo Arthur Lira’ como candidato ao Senado Federal