Internacional

China ocupa 1º lugar no mundo em produção total de energia nuclear pela primeira vez, diz Pequim

Por Sputinik Brasil 27/04/2025
China ocupa 1º lugar no mundo em produção total de energia nuclear pela primeira vez, diz Pequim
Foto: © AP Photo / Color China Photo

Pela primeira vez, a China se tornou líder mundial em produção de energia nuclear, de acordo com um relatório divulgado pela Administração de Energia Nuclear da China (CNEA) neste domingo (27).

"Atualmente, a China possui 102 usinas nucleares em operação, em construção e aprovadas para construção, com uma capacidade instalada total de 113 milhões de quilowatts. Em termos de escala total de energia nuclear, a China se tornou a primeira produtora de energia nuclear do mundo pela primeira vez", afirma o relatório.

Atualmente, na China existem 28 usinas nucleares em construção, com uma capacidade total de 33,65 milhões de quilowatts, informou a associação, acrescentando que Pequim ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de capacidade de usinas em construção há 18 anos consecutivos.

"A China possui 58 usinas nucleares em operação comercial, com uma capacidade instalada total de 60,96 milhões de quilowatts. Além disso, a geração de energia nuclear do nosso país continua crescendo", afirma o relatório.

Em 2024, a produção total de energia das usinas em operação atingiu 444,7 milhões de quilowatts-hora, representando 4,72% da produção total de energia do país e colocando a China em segundo lugar no mundo em termos de produção total de energia nuclear, segundo a CNEA.