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Impresso ganha força como movimento estratégico frente à saturação digital

Em um cenário cada vez mais impactado pelo excesso de telas e consequente disputa pela atenção do consumidor, a comunicação impressa continua a expandir seu protagonismo. Essa foi a tônica do Power of Print 2025, evento realizado em 10 de abril, que reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir “A força do impresso em um mundo digital”.
Promovido pela organização global Two Sides, o encontro on-line destacou o papel estratégico do impresso nos planejamentos de marketing e comunicação contemporâneos. A gravação completa, com tradução simultânea, está disponível no YouTube, pelo link.
Impacto criativo e sensorial
Do universo criativo ao ambiente de negócios, o evento trouxe palestras que conectaram inspiração, dados e estratégia. Um dos destaques foi a fala do britânico Justin Cairns, head of offline production da Ogilvy UK, com o tema Creatives Love Print. Ele compartilhou cases marcantes que demonstram o valor emocional e a força criativa do impresso na construção de campanhas memoráveis.
Com foco na produção offline, o especialista destacou a importância de integrar o impresso de forma inteligente aos planos de mídia, dividindo o palco com outros canais — mas sem perder sua relevância.
Para ele, o impresso não perdeu espaço entre os criativos. Pelo contrário, é necessário lembrar os profissionais da eficácia dos canais tradicionais. “As gráficas têm um papel essencial nesse processo, pois são elas as facilitadoras da criatividade”, ressaltou Cairns.
Experiência sensorial e profundidade: os trunfos do impresso
Erik Carvalho, diretor de distribuição e novos negócios da Editora Abril, refletiu sobre os motivos que levam os leitores a optarem pelas revistas impressas em 2025. Com sua experiência abrangente — que inclui o público do impresso, do site, do tablet e do audiovisual — ele destaca três fatores principais:
“O impresso tem uma capa que orienta o leitor sobre o que é importante naquele momento. Oferece profundidade: quem lê no papel tende a compreender melhor o conteúdo. E há também o aspecto sensorial — o toque físico ativa a noção espacial.
Na mesma linha, Eric Benitez, head of design & craft na AlmapBBDO, reforçou a força estética e emocional da mídia impressa. Para ele, o impresso convida à contemplação e cria uma relação mais pausada e envolvente com o consumidor. “O impresso permite que o consumidor pare, observe, perceba detalhes. No digital, isso muitas vezes passa batido.”
Dados reforçam preferência pelo papel
O evento também reforçou dados da pesquisa global Trend Tracker 2023, realizada pela Toluna a pedido da Two Sides junto a 10.250 pessoas em 16 países — incluindo 1.000 entrevistados no Brasil — que mostra que o papel, as embalagens de papel e a comunicação impressa ganharam mais espaço na preferência dos consumidores após a pandemia.
Os dados da pesquisa realizada junto aos consumidores brasileiros mostram que a maioria dos entrevistados considera o papel um produto biodegradável (72%), mais barato (63%), melhor para o meio ambiente (58%), mais leve (57%) e mais fácil de reciclar (53%).
O Power of Print 2025 foi realizado por Two Sides, com co-realização da ABIGRAF Nacional, ANER, ESPM e Propmark. Contou com o patrocínio de Plural Indústria Gráfica e Sylvamo do Brasil, além do apoio institucional de entidades representativas da comunicação e da indústria gráfica. São elas: ABA, ABAP, ABEMD, ABRO, AFEIGRAF, ANDIPA, ANJ, APP, Conecta Verde, FENAPRO, Ibá, Ondas Impressas e POPAI.
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