Geral
Chuva forte é prevista em São Paulo e Defesa Civil dispara alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a previsão de chuvas moderadas a fortes entre esta quinta, 24, e sexta-feira, 25. De acordo com o órgão, há risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões do Estado. O governo paulista ativou um gabinete de crise que atuará pelos próximos dias.
- As áreas que poderão ser mais afetadas são a região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, além das regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
- Também há previsão de volumes expressivos de chuva em outras localidades, como Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru.
As instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, a presença de ventos fortes em altos níveis da atmosfera e a passagem de frente fria pelo oceano, nas proximidades do litoral paulista.
Conforme o site Climatempo, um ciclone extratropical será formado próximo à costa Sudeste do Brasil e deve provocar chuva e ventania em São Paulo, além de outros três Estados nos próximos dias - o centro-sul e o leste de Mato Grosso do Sul, o Paraná e parte de Santa Catarina.
A cidade de Igarapava, município da região norte de São Paulo, registrou transtornos por conta dos temporais desta quarta-feira, 23. A chuva forte que atingiu o local provocou pontos de alagamento e causou as quedas de um muro no bairro Jardim Havaí e de uma mureta de proteção na Rua 22 de Maio, informou a Defesa Civil.
Não houve o registro de vítimas até a noite desta quarta. "Equipes da Defesa Civil do Município permanecem em campo no auxílio aos munícipes afetados", informou o governo de São Paulo.
Gabinete de crise é ativado
Para reforçar o monitoramento e garantir resposta rápida às ocorrências, a Defesa Civil estadual ativou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes. O grupo atuará na quinta, das 14h às 22h, e na sexta, das 8h às 22h, reunindo agências reguladoras, concessionárias de serviços públicos, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de apoio.
A população deve ficar atenta aos comunicados oficiais e, em caso de emergência, acionar o telefone 199. A recomendação é redobrar os cuidados em áreas de risco, como encostas, margens de rios e regiões com histórico de alagamentos ou deslizamentos.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes