Alagoas

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira

Josenildo Törres / Ascom Hemoal 23/04/2025
Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira
Além de boa saúde, o voluntário deve apresentar documento oficial e original com foto para se candidatar à doação - Foto: Micael Oliveira / Ascom Sesau



O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá contemplar o município de Coruripe com coleta externa de sangue nesta quinta-feira (24). A ação ocorre das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, situada no bairro Tércio Wanderley. 

 

Através da ação voluntária, o Hemoal contribui para manter estabilizado o estoque de sangue. Com isso, estará assegurado o fornecimento de sangue para os hospitais e maternidades do Estado.

 

Conforme o Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário seguir critérios técnicos. 

 

O voluntário precisa estar bem de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. 

 

No caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente. Quanto às mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.

 

O candidato à doação de sangue também não pode ter ingerido bebidas alcoólicas antes de comparecer ao posto de coleta. Ele deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos.