Internacional
Sobrevivente diz que Papa fez 'muito' para combater pedofilia
Chileno, no entanto, expressou preocupação com futuro da Igreja

Ochileno Juan Carlos Cruz, sobrevivente de abusos sexuais por parte de um padre e membro da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, disse que o papa Francisco fez "muito" para combater a pedofilia no clero, mas manifestou preocupação pelo futuro das reformas realizadas pelo finado pontífice.
"Espero que [a Igreja Católica] possa seguir uma linha similar à do papa Francisco, acho que todos estamos de acordo sobre do que o mundo precisa: mais inclusão", declarou Cruz em uma entrevista à rádio Cooperativa, do Chile.
O chileno faz parte da comissão criada pelo Papa para enfrentar abusos sexuais por parte de sacerdotes desde 2021, após ter sido convidado com os amigos James Hamilton e José Andrés Murillo, também vítimas, para um encontro no qual Jorge Bergoglio pediu perdão pelos crimes cometidos pelo padre pedófilo Fernando Karadima (1930-2021).
"Ao longo dos anos, nos tornamos amigos", ressaltou Cruz, acrescentando que Francisco "fez muito" para combater a pedofilia e deixou "um caminho asfaltado". "Mas é um caminho que precisa ser aumentado. O Papa abriu uma porta que esperamos que não seja fechada", disse.
Os abusos cometidos por Karadima, que teve seu estado clerical revogado em 2018, foram acobertados durante anos e culminaram na renúncia coletiva de todo o episcopado do Chile.
Cruz diz que suas acusações foram desacreditas inicialmente pelo fato de ele ser homossexual. No entanto o chileno diz ter ouvido do Papa as seguintes palavras em um encontro no Vaticano em 2018: "Juan Carlos, o fato de você ser gay não importa. Deus te fez assim". A Santa Sé nunca confirmou nem desmentiu a declaração.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes