Internacional
Houthis retomam ataques aos EUA no Oriente Médio: "Não deixaremos de apoiar os palestinos"

O movimento islâmico Ansarallah, popularmente conhecido com houthis, que controla grande parte do Iêmen, lançou novos ataques contra dois porta-aviões dos EUA e derrubou um drone MQ-9 Reaper, disse o porta-voz militar do grupo, Yahya Sarea.
"O drone MQ-9 é o sétimo que derrubamos em abril e o vigésimo segundo desde novembro de 2023", explicou ele.
Os dois porta-aviões alvejados pelos Houthis foram o USS Harry Truman e o USS Carl Vinson, embora eles também tenham atacado outros navios de guerra dos EUA. Segundo o porta-voz, as ações ocorreram nos mares Vermelho e Arábico usando mísseis de cruzeiro e drones.
Sarea também comentou que o movimento islâmico está pronto para enfrentar a escalada de ataques aéreos militares dos EUA contra o Iêmen, ocorridos nos últimos dias, que deixaram pelo menos 12 mortos e 30 feridos, segundo a imprensa local.
"Continuaremos a responder de forma responsável e apropriada a quaisquer acontecimentos que ocorram nos próximos dias, em todos os níveis. Não deixaremos de apoiar os palestinos até que a agressão israelense contra Gaza termine e o bloqueio seja levantado", alertou.
No início de abril, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, admitiu que os houthis realizaram 174 ataques contra navios de guerra dos EUA e quase 150 ataques contra navios mercantes dos EUA no último ano e meio.
As tensões entre Washington e os houthis do Iêmen aumentaram desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques em larga escala contra o movimento. Na ocasião, o presidente afirmou que o tempo dos houthis havia "acabado" e prometeu: "o inferno cairá sobre vocês como nunca antes!".
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
4JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes