Economia
Probabilidade de Trump ter sucesso em demitir Powell é 'extremamente baixa', aponta BMO

As tentativas de Donald Trump de influenciar a direção da política monetária dos EUA, por meio de críticas públicas ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, têm possibilidades "extremamente baixas" de serem bem-sucedidas, afirma o BMO em análise publicada nesta terça-feira, 22.
"Se houver alguma coisa, a natureza pública do esforço só aumentou a determinação de Powell - em prol da independência do banco central, se nada mais", acrescenta o banco canadense.
O BMO se diz cético quanto à eficácia de Trump em qualquer tentativa de remover Powell antes do término de seu mandato, em maio de 2026. No entanto, também é muito difícil imaginar que ele renomeie o chefe do Fed neste momento - o que significa que, muito provavelmente, haverá um novo presidente para o BC americano no próximo ano.
É muito cedo para ter uma lista completa de possíveis substitutos para Powell, explica a análise, embora não seja preciso dizer que o novo presidente do Fed será mais dovish.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes