Alagoas
Alagoas discute Sistema Nacional de Meio Ambiente em reunião da Tripartite Nacional

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, participou, na manhã desta terça-feira (22), da 28ª Reunião da Comissão Tripartite Nacional, realizada no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília (DF).
O encontro reuniu representantes dos três níveis de governo para discutir temas estratégicos da política ambiental brasileira, como o aprimoramento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Entre as pautas debatidas, estiveram o guia sobre destinação dos recursos da compensação ambiental, estudo sobre a governança do Sisnama, critérios para definição de municípios com capacidade institucional para executar a política ambiental, desafios do combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca no contexto das mudanças climáticas, e a plataforma nacional de gestão de fauna em cativeiro – Bem-te-vi.
Gino César enfatizou a importância da atuação colaborativa entre União, estados e municípios para o aprimoramento do Sisnama. Ele destacou que a experiência de Alagoas, com a Comissão Tripartite Estadual, tem sido fundamental para promover uma gestão ambiental mais eficaz e participativa.

“A construção de políticas públicas ambientais sólidas depende do diálogo constante entre os entes federativos. A Comissão Tripartite tem se mostrado um espaço essencial para alinharmos estratégias e compartilharmos boas práticas, a ponto de estarmos construindo um workshop ambiental para as três esferas”, afirmou o secretário.
A participação ativa de Alagoas na Comissão Tripartite Nacional reforça o compromisso do estado com a sustentabilidade e a gestão ambiental integrada, servindo como exemplo para outras unidades federativas.
A reunião contou com a presença de autoridades como o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; e o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Marçal Cavalcanti, além de outras autoridades.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
4CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
5FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes