Alagoas

Alagoanos já podem se inscrever nas provas do Encceja

Camylle Vitória / Ascom Seduc, com informações do INEP 22/04/2025
Alagoanos já podem se inscrever nas provas do Encceja
Em Alagoas, mais de 10 mil pessoas se submeteram ao exame em 2024 - Foto: Thiago Athaíde



Alagoanos que desejam retomar a sua escolaridade e conquistar a certificação do ensino fundamental ou médio já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Aplicado pelo Governo Federal, o exame teve inscrições abertas nesta segunda-feira (21) e o procedimento se estende até o dia 02 de maio pelo endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja. As provas serão aplicadas no dia 03 de agosto em todo o Brasil.

 

A participação no Encceja é voluntária e gratuita e podem se inscrever jovens e adultos que ainda não concluíram seus estudos e desejem conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

 

Para as provas do ensino fundamental, é preciso ter idade mínima de 15 anos, enquanto, para o ensino médio, a exigência é de 18 anos completos.

 

Para conquistar o diploma, será necessário se submeter a testes nas quatro áreas de conhecimento e a uma prova de redação com duração de quatro horas (turno matutino) e cinco horas (turno vespertino). O candidato estará habilitado para a certificação se alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na redação.

 

Alagoas

 

Dez mil quatrocentos e cinquenta e seis alagoanos participaram da edição 2024 do Encceja. Na ocasião, o número de inscritos foi maior do que o de 2023, quando 9.613 alagoanos se submeteram ao exame, o que representou 843 candidatos a mais e um crescimento de aproximadamente 9% entre um ano e outro.

 

Trinta e cinco escolas estaduais e municipais foram sedes de aplicação das provas e Maceió e Arapiraca concentraram o maior número de inscritos, com respectivamente 5.483 e 2.832 candidatos.

 

Ano passado, oito municípios do estado foram polos de aplicação do exame: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.