Alagoas
Alagoanos já podem se inscrever nas provas do Encceja

Alagoanos que desejam retomar a sua escolaridade e conquistar a certificação do ensino fundamental ou médio já podem se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Aplicado pelo Governo Federal, o exame teve inscrições abertas nesta segunda-feira (21) e o procedimento se estende até o dia 02 de maio pelo endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja. As provas serão aplicadas no dia 03 de agosto em todo o Brasil.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita e podem se inscrever jovens e adultos que ainda não concluíram seus estudos e desejem conquistar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Para as provas do ensino fundamental, é preciso ter idade mínima de 15 anos, enquanto, para o ensino médio, a exigência é de 18 anos completos.
Para conquistar o diploma, será necessário se submeter a testes nas quatro áreas de conhecimento e a uma prova de redação com duração de quatro horas (turno matutino) e cinco horas (turno vespertino). O candidato estará habilitado para a certificação se alcançar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na redação.
Alagoas
Dez mil quatrocentos e cinquenta e seis alagoanos participaram da edição 2024 do Encceja. Na ocasião, o número de inscritos foi maior do que o de 2023, quando 9.613 alagoanos se submeteram ao exame, o que representou 843 candidatos a mais e um crescimento de aproximadamente 9% entre um ano e outro.
Trinta e cinco escolas estaduais e municipais foram sedes de aplicação das provas e Maceió e Arapiraca concentraram o maior número de inscritos, com respectivamente 5.483 e 2.832 candidatos.
Ano passado, oito municípios do estado foram polos de aplicação do exame: Maceió, Arapiraca, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube